Este foi um ano de “quase” para a Associação de Basquetebol de Leiria (ABLeiria) que quase terminava a Festa do Basquetebol Juvenil (FBJ) com três das quatro equipas na I divisão.
“Este foi o ano do quase, quase que tivemos três equipas na I divisão e, na verdade, não temos nenhuma”, explica Celso Casinha, diretor-técnico da ABLeiria.
Ontem, sábado, último dia da competição, as sub16 femininas entraram na quadra para o jogo que lhes garantiria a manutenção na I divisão, frente à Madeira, mas o objetivo escapou por apenas dois pontos.
A equipa terminou a FBJ em 8.º lugar, regressando à II divisão.
“No caso das sub14 femininas, foram à final [da II divisão] com Braga, mas perdemos, ficámos em 10.º lugar, o que não permite a subida”, adianta o responsável.
No mesmo escalão, o percurso foi semelhante, com o grupo masculino a sair derrotado, na final da II divisão, com Santarém.
Os sub16 masculinos ficaram em 13.º lugar, mantendo-se também na II divisão.
No entanto, Celso Casinha faz um “balanço positivo” desta edição da FBJ, que termina este domingo em Albufeira, no distrito de Faro.
“Tivemos três das quatro equipas na luta até ao fim, era onde queríamos estar, não conseguimos subir as duas equipas sub14 e manter as sub16 femininas, mas ainda assim é um balanço positivo, estivemos presentes nas decisões”, concluiu
Resultados, 12 de abril
Sub14 femininos
– Vila Real 38 – 53 Leiria
– Braga 70 – 21 Leiria
Sub14 masculinos
– Leiria 58 – 45 Alentejo
– Leiria 40 – 54 Santarém
Sub16 femininos
– Leiria 37 – 39 Madeira
Sub16 masculinos
– Leiria 61 – 48 Açores