O caldense João Almeida (UAE Emirates) conquistou hoje, sábado, a Volta ao País Basco, ao vencer a sexta e última etapa.
Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), é o primeiro português a vencer a Volta ao País Basco.
Hoje, acabou a corrida espanhola por etapas de uma semana no primeiro lugar, com 1.52 minutos de vantagem sobre o espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e 1.59 sobre o alemão Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step), terceiro, após vencer hoje a última tirada, em que atacou duas vezes para alargar a vantagem para toda a concorrência.
Almeida, de 26 anos, já tinha vencido a quarta etapa e hoje cumpriu a tirada final, de 153,4 quilómetros com partida e chegada em Eibar, em 3:56.54 horas.
“No sprint com o adversário espanhol, o corredor luso foi mais forte e confirmou o triunfo na geral com a segunda vitória da semana“, explica a FPC, em comunicado.
É a maior vitória da carreira, e a 16.ª como profissional, para o corredor que já tinha vencido a Volta à Polónia e a Volta ao Luxemburgo em 2021, os outros triunfos em corridas por etapas, somando-lhe agora uma das sete principais provas de uma semana do WorldTour.