Chama-se Citrinolândia e é apresentado como o maior museu ao ar livre dedicado exclusivamente à coleção, cultivo e exposição de citrinos. Na última semana, o espaço, localizado na freguesia de Meirinhas, concelho de Pombal, recebeu 33 novas espécies de citrinos, aumentando para 78 o total de espécies ali plantadas.
A ação de plantação foi uma iniciativa promovida pelo Município, em parceria com a Junta de Freguesia de Meirinhas, entidades responsáveis pelo projeto, e contou com o apoio de algumas empresas da região (Umbelinbo Monteiro, D Travel, Hotel do Cardal e Palomas).
O projeto, na zona do Vale da Fonte, Palão, ocupa uma área de cerca de 3.000 m2, integrando também uma zona de lazer, uma fonte construída no sec XIX e um lavadouro da década de 1980, e está integrado no percurso pedestre da Rota das Fontes.
O Município de Pombal, refere a página do projeto, tem adquirido mais terrenos, com o objetivo de criar uma zona de bonsais de citrinos, a zona de laboratórios ao ar livre, a expert zone e a área de educação ambiental.



Destinado à investigação científica, educação ambiental e promoção da sustentabilidade, e acessível ao público de forma gratuita, a Citrinolândia é constituída por um total de 78 espécies de citrinos provenientes de diversas regiões do mundo. Entre as espécies plantadas na passada sexta-feira, encontram-se a clementina doppo sanguinelli, o limão yuzu, o limão italiano, a laranja caviar, a laranja lima da Pérsia, a tangerina setubalense, o pomelo verde e a bergamota.
Mas há mais espécies nesta área: clementinas, kunquat, cidrão, chinotto, yuzu e toranja, ou seja, plantas de citrinos de vários pontos do mundo.
Com um conceito inovador e acessível, a Citrinolândia oferece uma ampla gama de atividades para os amantes da natureza e para o público em geral, incluindo visitas guiadas, exposições educativas e artísticas, workshops de formação e culinária, e apresentações musicais ao ar livre. O espaço foi projetado para ser um centro de investigação e conservação, promovendo a valorização da biodiversidade e a sustentabilidade no cultivo dos citrinos.