Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Bombarral

Ministra acompanha celebrações do Dia da Unidade do Comando Territorial de Leiria da GNR no Bombarral

Na próxima sexta-feira, o Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, acolhe, pelas 21h30, um concerto com a Orquestra de Câmara da GNR.

PR

O “Dia da Unidade” do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) é assinalado há 16 anos, mas a origem do força militar remonta a 1 de abril de 1917, data em que a guarda se implantou em Leiria (108 anos).

Esta terça-feira, na vila do Bombarral, a cerimónia do Dia da Unidade do Comando Territorial de Leiria, designação que assumiu em 2009, foi presidida pela ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

A cerimónia, que devia ter acontecido no largo do Município, foi transferida para o pavilhão desportivo municipal, devido à previsão de chuva, mas nem isso estragou a festa.

O comandante, coronel Adérito Santos, aproveitou a sessão evocativa para explicar atividade operacional desenvolvida, ao longo de 2024, pelos três destacamentos territoriais – sediados em Caldas da Rainha, Leiria e Pombal – e ainda pelos destacamentos de trânsito e de intervenção, a par de outras valências e especialidades.

Ao longo dos 2.950 km2 e com 311 mil habitantes para proteger nos 16 concelhos, esta força de segurança, explicou, realizou milhares de operações e ações, sobretudo no âmbito do combate ao crime.

Adérito Santos destacou, também, o transporte, por parte dos militares, de 16 órgãos humanos no mais curto espaço de tempo, a apreensão de cerca de 21 kg de diversos estupefacientes, a investigação de 902 inquéritos relacionados com o crime de violência doméstica e que deram origem a 51 detenções.

No total, foram percorridos 3,9 milhões de quilómetros pelas viaturas da GNR, resultado das cerca de 66 mil ações de patrulhamento no âmbito da prevenção rodoviária, ambiental, de ordem pública e da criminalidade em geral.

Ainda no âmbito destas comemorações, o Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, vai acolher, na sexta-feira, dia 4, pelas 21h30, um concerto com a Orquestra de Câmara da GNR.

Paulo Ribeiro


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados