No passado dia 27 de março, a Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG) organizou a primeira edição do seu Bootcamp de Empreendedorismo, um evento que reuniu talento, criatividade e espírito inovador.
As turmas do 2.º ano do ensino profissional apresentaram seis projetos, desenvolvidos no âmbito da disciplina de Empreendedorismo, onde foram desafiados a criar um plano de negócio para uma ideia inovadora.
Os projetos em competição foram:
- Gamebase (Comunicação) – Uma plataforma de catalogar e avaliar videojogos, comparada ao IMDB dos jogos.
- Smart Piu (Programador de Informática) – Uma gaiola inteligente para pássaros, capaz de regular humidade, temperatura e alimentação.
- Banco do Amor (Carpintaria) – Um banco feito de paletes para escolas, onde alunos podem prender cadeados e deixar promessas de amor.
- BMM (Cabeleireiro) – Um projeto de atividades desportivas destinado a crianças com mobilidade reduzida.
- Funny Table (Moldes e Eletrónica) – Um tabuleiro de jogos personalizado para espaços comuns escolares.
- Glamour em Movimento (Esteticista) – Uma tenda móvel para levar serviços de estética acessíveis a diferentes locais do país.
O evento contou com um painel de jurados composto por professores da escola e um convidado externo, Vitor Ferreira, presidente da StartUp Leiria e docente do Instituto Politécnico de Leiria. A organização também incluiu um coffee break, preparado pela turma do CEF de Empregado de Restaurante/Bar.
Com o objetivo de fomentar a competição saudável entre turmas, fortalecer o espírito de equipa e estimular a criatividade e o empreendedorismo, o bootcamp foi um sucesso.
O grande vencedor desta primeira edição foi a turma do curso de Programador/a de Informática, com o projeto Smart Piu. Como prémio, os alunos ganharam uma mentoria de seis meses na Start Up Leiria para continuar a desenvolver a sua ideia, bem como um almoço para a turma no restaurante pedagógico da escola.
Este bootcamp integra o plano pedagógico da EPAMG para a disciplina de Empreendedorismo e continuará a ser realizado nos próximos anos letivos, consolidando-se como um evento essencial para o desenvolvimento das competências criativas e empreendedoras dos alunos.


Ana Guerra, docente e diretora do Curso Técnico(a) de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade