A Sound Particles volta a marcar presença em famosas produções cinematográficas, somando mais um feito ao currículo. Desta vez, a tecnologia de áudio da empresa de software leiriense foi usada na longa-metragem “Um filme Minecraft”, em exibição nas salas de cinemas desde 3 de abril.
Com tecnologia pioneira que aplica conceitos de computação gráfica ao áudio, o Sound Particles 2 permite criar sons tridimensionais, complexos e realistas. A utilização neste filme “reforça a capacidade do software em transformar experiências visuais em verdadeiras jornadas sonoras”.
O software de som 3D tem sido utilizado em particular nos Estados Unidos, nas áreas de cinema, televisão, música e videojogos. Produções como “Oppenheimer” (2023), “Duna” (2021), “Frozen II” (2019), “Stranger Things”, “House of the Dragon” e “Guerra dos Tronos” já utilizaram esta tecnologia de som criada em Leiria.
“É incrível ver o nosso software dar vida ao som de um universo tão marcante como o de Minecraft. É um orgulho saber que estamos a ajudar a transformar um fenómeno global dos videojogos num espetáculo de cinema”, diz Nuno Fonseca, fundador e CEO da Sound Particles, citado em comunicado.
“Um filme Minecraft” foi o mais visto no fim de semana de estreia nos cinemas portugueses, entre 3 e 6 de abril, somando 104.164 espectadores, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual.