Com duas vitórias nos dois últimos jogos e sete jornadas sem perder na II Liga, a União de Leiria procurava novo triunfo para se aproximar ainda mais dos lugares que são acesso ao principal escalão do futebol português. E a vitória este domingo de manhã, na cidade do Lis podia deixar a equipa mais perto desse objetivo, contudo, o grupo orientado por Silas perdeu e viu goradas as suas pretensões (1-3).
Foi a Un. Torreense quem entrou melhor no encontro e com mais pressão sobre os leirienses. Ameaçou uma, ameaçou duas, acertou na trave e, aos 12 minutos, na conversão de um canto, N’Tamon Elie não desperdiçou a bola que Pawel largou, após cabeceamento de Pozo. O marcador estava inaugurado.
As condições atmosféricas, com o distrito de Leiria sob aviso amarelo, devido à chuva, alteraram-se e, coincidência ou não, a União de Leiria reagiu pouco depois de ter começado a chover.
O técnico leiriense Silas foi forçado a trocar Ryan por Crystopher, devido a lesão, e o golo chegou logo depois. A jogada começa num livre convertido por Singh, há alívio na área e Sylla recupera e cruza. Dos Anjos cabeceia e, no ressalto, a bola chega a Kouassi que, também de cabeça, empata a partida. Foi o primeiro golo do costa-marfinense, de 27 anos, pela União de Leiria, médio que reforçou a equipa em janeiro, proveniente do Arouca.
Os leirienses aplicaram outra dinâmica ao jogo e, no primeiro tempo, ainda tiveram uma grande oportunidade de chegar à vantagem. Aos 44 minutos, Singh isola Mbina que, de frente para o guarda-redes, tentou picar e passar a bola por cima de Lucas Paes, mas a direção do esférico tomou outro rumo e saiu bastante ao lado daquilo que o avançado pretendia.
No segundo tempo, as duas formações procuraram o golo e foi novamente a Un. Torreense quem o conseguiu, aos 67 minutos. Na conversão de um canto, Stopira elevou-se e cabeceou para o fundo da baliza, com Pawel Kieszek a ficar “preso” ao relvado, acompanhando o movimento da bola apenas com o olhar.
A União de Leiria procurou reagir, mas a expulsão de Jair deitou por terra essa ambição. O cenário só podia ficar pior com o terceiro golo da Un. Torreense, aos 81 minutos, por Mathys, que ditou o resultado da partida.
Num período de conturbada agitação, outros dois elementos do banco leiriense foram expulsos nos minutos finais.
A seis jornadas do final do campeonato, a União de Leiria está, à condição, na quinta posição, com 43 pontos. Na próxima sexta-feira, a União de Leiria abre a 29ª jornada, na deslocação ao Feirense. O jogo tem início às 18 horas.
Antes do encontro, Dje D’avilla, que irá rumar aos Estados Unidos, num comunicado divulgado no início da semana, foi homenageado, com o presidente da SAD leiriense, Nélio Lucas, a oferecer-lhe uma camisola.