Menos dias e espectáculos que terminam mais cedo. Esta é a essência do acordo a que estudantes e Câmara de Leiria chegaram quanto ao figurino da edição deste ano da Semana Académica de Leiria (SAL) que vai decorrer de 1 a 7 de Maio.
O fumo branco saiu da reunião que decorreu na quinta-feira, dia 24, e que juntou representantes dos estudantes e presidente e vice-presidente da Câmara de Leiria.
Dos dez dias de festa na edição de 2010, a edição deste ano emagrece para sete. Dos espectáculos que tinham licença de ruído até depois das quatro da manhã, o novo figurino prevê as duas da madrugada (com a possibilidade de música ambiente até às quatro), à excepção de quinta, sexta e sábado, dias em que a folia estudantil se pode prolongar até às seis horas. Miguel Brum, presidente da Associação Académica da ESTG de Leiria, admite que este é o acordo possível. “Não corresponde à totalidade das nossas aspirações, mas compreendemos as preocupações da Câmara que tem de defender os direitos dos residentes”. Quanto ao local do certame, nada de novo: será novamente num terreno junto à rotunda de D. Dinis, à entrada de Leiria.
“É uma solução equilibrada que consegue satisfazer os interesses dos alunos e da população, sobretudo no que se refere à segurança e ao ruído”, entende Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara de Leiria. Lembra ainda que ficou acordado com os estudantes a realização de acções de sensibilização para os cuidados com o ruído e a segurança, junto dos participantes no evento.
Estádio foi hipótese
A realização da SAL no Estádio de Leiria foi uma das hipóteses que esteve em discussão, revela Gonçalo Lopes. A ideia era a realização de concertos no Topo Sul e as sessões de DJs poderiam decorrer na zona de acesso aos camarotes, capaz de albergar 4 mil pessoas. Esta opção foi afastada pelos estudantes, alegando dificuldades financeiras. “Sempre achámos que a SAL se deveria realizar, pois é importante para a vivência académica em Leiria”, reforça.
xulo disse:
por isso mesmo por ele ter esse nome de vice presidente eq isto n anda lol ate qeriam chamar os mgmt loool
Ana carolina disse:
Para utilizar o estádio, pagavam uma fortuna? Como assim?
Então se o estádio pertence à câmara, como é que estes pedem dinheiro para a realização da semana académica? Depreendo que a Câmara pouco interesse teve em defender os interesses dos municipes, mas tudo bem, sempre houve coisas que politicamente não percebo desde apoiar um clube que é uma empresa para não ter ninguem nas cadeiras do estádio e obrigar a pagar aqueles que querem fazer alguma coisa por aquele elefante branco. Na memória das gentes de Leiria ficarão sempre os irredutiveis marrazenses que lá foram, levaram mais adeptos, e tiveram que pagar, os outros gozam a seu belo prazer o que pertence ao erário publico e com tudo pago. Desculpem mas á coisas que não entendo neste mundo da politica.
Rita disse:
Apenas uma pequena correcção.. Miguel Brum é o actual vice-presidente da Associação de Estudantes da ESTG. O Actual presidente tem o o nome de Adrian Santos.
Flávio disse:
Nota'se que "achamos que a SAL se deveria realizar, pois é importante a vivência académica em Leiria". Tanto que só pediam duas míseras fortunas pelo aluguer do Estádio.
Colocou'se a hipótese? Não, tentaram impôr essa "solução" !
Sejam sinceros.