A equipa da União de Ciclismo de Leiria conseguiu quatro lugares no pódio na Taça do Mundo de Grande Fundo Eddy Merckx, no passado domingo, em Évora.
A União de Ciclismo de Leiria participou com seis ciclistas, num percurso com uma extensão de 157 quilómetros, passando duas vezes pela Serra de Ossa e com chegada junto ao Templo de Diana.
Eddy Merckx, considerado o melhor ciclista do século XX, esteve presente à apadrinhar a prova, com 230 ciclistas, e entregou os prémios aos atletas leirienses.
A prova foi ganha por José Silva cumprindo o desafio em 4h07m14s, menos 14 segundos do que o segundo classificado, Fjord Keld. O terceiro foi Rui Rodrigues, a 19 segundos do vencedor.
A mulher mais rápida em prova foi Jane Klimartin, com 4h22m24s, e Célia Vieira, da União de Ciclismo de Leiria, fez a segunda marca feminina, 4h56m24s.
A prova, integrada no World Cycling Tour, homenageou Eddy Merckx e permitiu aos melhores dez por cento de cada categoria o apuramento para o mundial master, que vai realizar-se na Bélgica, em Setembro.
Femininos – 30 – 34 anos, 1ª Célia Vieira, 1ª marca de uma atleta portuguesa – Ouro
Master´s – 60 – 64, 2º Américo Vieira – Prata, 3º Alberto Rosa – Bronze
Master`s – 55 – 59, 3º Luís Gregório – Bronze
Master`s – 45 – 49, 4º Augusto Gonçalves
David Gonçalves teve dois furos e concluíu a prova com algum atraso
Fotografias: União de Ciclismo de Leiria