Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Obras para novas rotundas começam e provocam caos na EN109

A construção das duas rotundas, no entroncamento com a estrada da Chãs e no acesso para a zona industrial, deverá demorar 150 dias. Infraestruturas de Portugal apela à compreensão dos automobilistas.

Começaram esta semana as obras de execução de duas rotundas em Ponte da Pedra, freguesia de Regueira de Pontes, concelho de Leiria. A intervenção há muito desejada por automobilistas, autarcas e moradores para descongestionar o trânsito naquele troço da EN109, criou, no entanto, um novo problema. 

Por causa da circulação alternada, junto ao local dos trabalhos, há filas de trânsito que chegam a ultrapassar os três quilómetros, no sentido Figueira da Foz – Leiria, no período da manhã. O constrangimento rodoviário reflete-se igualmente no sentido Leiria – Figueira da Foz.

Como alternativa muitos automobilistas optaram por fazer um desvio pelas estradas dos Campos do Lis, mas também essas vias acabaram por ficar congestionadas, dado o elevado afluxo de trânsito.

O projeto, orçado em cerca de 650 mil euros, prevê ainda o alargamento do perfil transversal da via com criação de uma zona de “proteção” colocada ao eixo da estrada, a reabilitação do pavimento, o reforço e adequação da sinalização, a instalação de equipamentos de segurança, de balizagem e dispositivos retrorrefletores, construção de passeios, reposição de duas gares de transportes públicos, melhoria do sistema de drenagem da via e iluminação pública.

A execução da obra deverá demorar quatro meses.

Em esclarecimentos ao nosso jornal, a Infraestruturas de Portugal esclareceu que se trata “de uma obra há muito pedida pelas populações e que visa o reforço das condições de segurança e de circulação neste troço da EN109”.

A implementação de condicionamentos à circulação foi estabelecida em coordenação com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e GNR locais, informa a IP, que apela à “compreensão para os transtornos, inerentes à fase de obra, causados por esta situação”. “Todavia, os condicionamentos de tráfego são imprescindíveis e têm unicamente como objetivo garantir a segurança de trabalhadores e automobilistas”, acrescenta.

MG/MR


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados