Um avião da Força Aérea, que ultrapassou a barreira do som, provocou ao meio da manhã desta quinta-feira, um barulho incomum na região. Na zona da Marinha Grande o fenómeno foi sentido sobre a forma de um estrondo.
Fonte da Força Aérea confirma que o voo de experiência de um F-16, a 40 mil pés, terá provocado esse som, devido às condições atmosféricas.
“Tivemos de ir a uma velocidade elevada, mas foi um teste numa zona de mar, a 40 mil pés, 14, 15 quilómetros de altitude”, afirmou a fonte. A aeronave é da Base Aérea nº 5, de Monte Real, Leiria.
“É um voo de experiência que as aeronaves têm de fazer, a situação é recorrente, mas devido às condições atmosféricas de hoje, foi audível em terra”, refere Fonte da Força Aérea que adiantou ainda não existir relato de danos provocados pelo incidente.
O impacto da ultrapassagem da barreira do som foi sentido como um estrondo sobretudo na Marinha Grande, mas há relatos de que tenha sido audível em vários pontos dos concelhos de Leiria, Nazaré e Óbidos.
CSA com Lusa
Anónimo disse:
3.5
Catarina disse:
E até em Peniche!