O Pinhal de Leiria vai ser reflorestado com mais de 50 mil árvores através de doações de clientes portugueses do banco francês BCP, anunciou hoje a instituição financeira numa cerimónia na Tapada de Mafra, presidida pelo ministro da Agricultura.
O presidente do Banque BCP, Jean-Marc Viron, disse à agência Lusa que por cada nova abertura de conta os clientes portugueses ou de origem portuguesa contribuíram com um euro para reflorestar o Pinhal de Leiria com 50.391 carvalhos portugueses, três dos quais foram hoje plantados numa ação simbólica na Tapada de Mafra.
O ministro da Agricultura, António Serrano, sublinhou a importância desta iniciativa privada que pretende alargar a outras instituições e empresas.
“Com o contributo de todos podemos aumentar a capacidade de reflorestar Portugal, substituindo árvores velhas ou intervindo em zonas sujeitas a incêndios graves”, disse.
Neste sentido, destacou que as mais de 50 mil árvores são um contributo importante para revitalizar “zonas do Pinhal de Leiria que precisam de replantação ou reflorestação”.
AMBRIZETE disse:
É uma excelente notícia, atendendo a que eram bem visíveis alguma manchas, principalmente no
percurso Leiria – S. Pedro de Moel. Era uma reflorestação que se impunha, mas que se sabia difícil, dado os elevados custos que em situações normais acarretariam.