Nos próximos dias a atividade aérea na região vai aumentar. A juntar aos F16 da Força Aérea Portuguesa, estacionados em Monte Real, a Base Aérea nº5 vai receber dezenas de militares e aeronaves para o exercício multinacional Real Thaw 2018 (RT18).
Entre a próxima segunda-feira, dia 29, e 9 de fevereiro, militares da Força Aérea, da Marinha e do Exército portugueses e forças de Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Estados Unidos da América e NATO, estão reunidos em Portugal, tendo a Base Aérea Nº 5 como centro de operações.
No total estarão envolvidos 1.500 militares e 35 aeronaves (F16, Alpha-Jet, C-130, Alouette III, EH-101 Merlin, F-18, entre outras), naquela que é a 10ª edição do Real Thaw.
Será por cá que será coordenado o exercício, à semelhança do que já fez em outros anos, com o objetivo de “avaliar e certificar a capacidade operacional da Força Aérea, criando também condições únicas para que os meios da Aliança treinem conjuntamente, desenvolvam interoperabilidade e reforcem a prontidão dos seus meios”.
A defesa do espaço aéreo, proteção a helicópteros e viaturas de transporte em missão humanitária, apoio a forças terrestres e operações especiais, extração de militares ou civis, lançamento de carga e de paraquedistas são algumas das missões programadas e podem decorrer em qualquer hora do dia, pelo que é possível que haja descolagens durante a noite.
Está também prevista uma atividade para Spotters (apreciadores de fotografia e amantes da aviação militar), a 1 de fevereiro, cujas inscrições, pelo email realthaw@emfa.pt, terminam às 18 horas de 25 de janeiro.
Foto: Joaquim Dâmaso
Ulisses disse:
ainda á pouco passaram aqui 4 f18…show..
Anónimo disse:
5
Anónimo disse:
2.5
Anónimo disse:
4.5
Anónimo disse:
3.5
Anónimo disse:
4
Maria disse:
E cá estamos nós para os aturar de noite e de dia…..
Luis disse:
A senhora não precisa de aturar ninguém… pode sempre ir para um país onde as Forças Armadas não garantem a soberania do espaço… aí só tem mesmo de se preocupar com coisas básicas como a sua própria sobrevivência… Ucrânia, Síria, RCA… tudo sítios bons para a senhora não se preocupar!