Pista de tartan do Estádio Municipal de Leiria vai receber um retoping Foto: Joaquim Dâmaso
A Câmara de Leiria prepara-se para requalificar as infraestruturas desportivas do concelho, com um investimento na ordem dos 3,425 milhões de euros. Estas serão as primeiras grandes intervenções que o município irá fazer, por exemplo, no Estádio de Leiria e no Complexo Municipal de Piscinas desde a sua construção.
A ação da autarquia vai mais longe e irá englobar ainda intervenções nos pavilhões gimnodesportivos e no Centro Nacional de Lançamentos, adiantou Carlos Palheira, vereador do desporto da Câmara de Leiria, durante a apresentação dos grandes eventos desportivos que se irão realizar em Leiria no primeiro semestre deste ano.
Melhorar a eficiência energética e estrutural do Complexo de Piscinas Municipal é a principal obra que irá acontecer naquele recinto, construído em 2003, e que corresponde à “primeira grande obra de requalificação desde a sua inauguração”. Esta será realizada no final de julho e no mês de agosto, período em que a piscina encerra, devendo abrir em setembro “em ótimo estado”, refere o vereador. “A piscina vai ficar com um nível excecional”, acrescentou.
Com todos os problemas já identificados, nesta onda de investimento, foi também adquirido para o complexo, um equipamento de apoio às pessoas com dificuldades de mobilidade, para entrada nos tanques de água.
Ali ao lado, o estádio municipal não escapa a esta onda de requalificação e, até final do ano, todos os sistemas de AVAC, caldeiras, cobertura e energia vão merecer reparações e os sistemas de segurança renovados. A pista de tartan, uma reivindicação antiga dos clubes, também será corrigida, com um retoping do piso, tal como os corredores do lançamento do dardo, de salto em comprimento e triplo salto, que já foram intervencionados a tempo da Taça da Europa de Lançamentos.
Quanto aos pavilhões municipais, todos vão passar a ter sistema de iluminação LED, entre outras melhorias.
Apesar do período sem qualquer manutenção e da dimensão das obras anunciadas, o vereador acrescenta que “as condições de operacionalidade [dos equipamentos desportivos] nunca estiveram em causa”.
Triatlo, lançamentos e pedestres
Na apresentação das principais atividades desportivas para o primeiro semestre de 2018, Carlos Palheira destacou a realização, já este fim de semana, da Taça de Portugal de Triatlo, onde são esperadas cerca de 450 pessoas na zona da Lagoa da Ervedeira e Praia do Pedrógão.
Nos dias 10 e 11, Leiria recebe a Taça da Europa de lançamentos com a presença de campeões olímpicos e seleções nacionais de mais de 20 países.
Uma das novidades é o acolhimento do torneio de apuramento do Campeonato do Mundo de Andebol de juniores A em femininos, com a presença das seleções de Portugal, Espanha, Áustria e Bulgária, entre 20 e 25 de março.
O desporto informal é também uma das prioridades da autarquia, que irá reforçar a organização da rede de percursos pedestres, em colaboração com o Núcleo de Espeleologia de Leiria, com dez atividades programadas.
Provas do Campeonato do Mundo de Aeromodelismo e de Drones, etapas nacionais de skate e futebol de formação fazem parte da programação do município de Leiria.
Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt