A 6ª edição do concurso “O Melhor Bolo-Rei de Portugal”, promovido pela ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, atribuiu na passada segunda-feira, 3 de novembro, duas medalhas de ouro às confeções de Leiria. O Bolo-Rainha da Brisanorte conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria inovação, enquanto a receita da Pastelaria Pires arrematou o prémio de melhor Trança de Natal, após ter ficado em segundo lugar em 2017.
“Foi com muito orgulho que recebemos a notícia desta distinção”, partilharam os responsáveis da Brisanorte nas redes sociais da pastelaria leiriense. A receita que se destacou a nível nacional foi criada há cerca de quatro anos, mas foi a primeira vez que esteve presente no concurso. “Ela tem vindo a ser melhorada e, este ano, nós fomos distinguidos”, celebrou Armando Rato, fundador e gerente da Brisanorte.
Recheada à base de frutos secos e coberta com amêndoas caramelizadas, a criação já está disponível em todas as lojas por cerca de 20 euros. Todavia, para quem quiser garantir a prova premiada neste fim de ano recomenda-se encomendar.
O Bolo-Rei trançado da Pires, por sua vez, já tinha participado do mesmo concurso no ano passado, mas ainda não tinha alcançado o primeiro lugar. Apesar da expectativa natural nesta última edição, Helder Pires conta que o resultado sempre traz surpresas. “O número de concorrentes tem vindo a aumentar de ano para ano e tem produtos de muita qualidade”, diz o responsável pela versão que combina doce de abóbora, canela e frutos secos. “O que sabíamos é que era um produto de facto muito bom”.
Tão bom que desde que passou a ser vendido nas unidades da pastelaria, há cerca de quatro anos, tem tido ótima adesão do público. “O facto de ter chila, para além da humidade, a textura da massa fica diferente”, completa o proprietário. Disponível tanto nas lojas como para encomenda, o bolo premiado custa 15,50 euros o quilo.
Jessica Germano
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt
Bolo-Rainha da Brisanorte foi medalha de ouro em inovação
Melhor Trança de Natal foi a da Pastelaria Pires
Anónimo disse:
4.5