Luís Golegã seleciona, sugere e propõe conversas sobre a bebida de Baco Foto: Joaquim Dâmaso
A ideia não é ser uma simples garrafeira, menos ainda apenas um ponto de distribuição. O que Luís Golegã pretende, na recém-inaugurada loja Vinhos da Dona Cândida, é lançar ao público uma experiência que una vinho, degustações e descobertas, além de desmitificar o peso dos rótulos mais conhecidos. “Fazer um conceito diferente, que ainda não existe em Leiria”, explica.
Após três anos de versão virtual do negócio, o entusiasta da bebida abriu no passado dia 1 as portas físicas do novo espaço para combinar formato de showroom, consultoria e espaço de provas na Estrada da Estação. “Sempre com um queijo ou um paio para receber as pessoas de maneira diferente”, completa o escanção a respeito da proposta que agora alcança também o público em geral.
Até então, o sommelier restringia o serviço de distribuição de garrafas selecionadas – exclusivamente das regiões do Douro, Dão, Alentejo e Algarve – a organizações, especialmente restaurantes. Deste último sector colheu o principal parceiro que irá criar as tapas servidas nas degustações guiadas por produtores e provas às cegas, marcadas para começarem em janeiro: o Matilde Noca. “Eles podem preparar salada de polvo ou pataniscas de bacalhau para acompanhar os brancos e moelas e queijos para os tintos”, exemplifica. “Será sempre um trabalho em conformidade.”
Ao longo de dezembro, a loja irá funcionar sobretudo como escritório e ponto de apoio às vendas festivas. Para os brindes de fim de ano, inclusive, Golegã indica sobretudo dois rótulos. “Para acompanhar o Natal e um belo cabrito, eu sugiro o Vale d’Aldeia Quinta, um grande reserva tinto. Numa data mais festiva, e porque é um vinho fácil de beber, sugiro A Touriga Vai Nua”. Custam 30 e 18 euros respetivamente e sugere-se marcação prévia para compra no local.
Vinhos da Dona Cândida
+351 915 944 723
Rua da Sismaria, nº 1, Leiria
www.vinhosdadonacandida.com
Jessica Germano
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt