O pedido de ajuda chegou ontem à associação Desprotegidos – Animais em Risco, em Leiria, mas o auxílio já não chegou a tempo para alguns dos cães que formavam a matilha que, nos últimos dias, circulava na localidade de Soutocico.
Hoje, sexta-feira, pela hora de almoço, uma voluntária da associação deslocou-se ao local, na tentativa de fazer aproximação aos animais, procurar identificar alguns e planear a sua recolha mas encontrou, pelo menos, cinco cadáveres de animais, aparentemente vítimas de envenenamento. Os corpos encontravam-se rígidos e apresentavam sangramento.
“Fomos informados que havia uma matilha, com cerca de 15 cães, bem tratados, que andavam atrás de uma cadela com cio. Fomos ontem à noite ao local e voltámos hoje. O cenário era desolador”, explica Bárbara Silva, da Desprotegidos ao nosso jornal.
Desconhece-se se os restantes animais fugiram do local ou também estarão mortos, num dos terrenos circundantes. O caso foi comunicado ao Canil de Leiria e à GNR de Leiria.
Não se conhece situações em que a matilha tenha atacado populares e alguns dos animais estavam bem tratados.
O REGIÃO DE LEIRIA pediu esclarecimentos e encontra-se a aguardar uma resposta por parte da GNR de Leiria e do Canil de Leiria.
A associação Desprotegidos pede ajuda a quem tiver alguma informação sobre o paradeiro dos restantes cães ou sobre o caso para entrar em contacto.