O concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal entrou numa nova fase e, a partir de agora, já se sabe quais são as sete receitas que irão representar o distrito de Leiria na votação comandada pelo público. Ao todo, 140 doces competem aos postos de destaque da gastronomia açucarada, numa seleção marcada para acontecer entre julho e agosto, em direto na RTP. De cada programa sai um pré-finalista para que 14 concorram nas semifinais. A decisão final vem um pouco depois, com o anúncio dos vencedores a 7 de setembro.
Sete categorias dividem as criações: doces de território, bolos de pastelaria, doces de colher e à fatia, biscoitos e bolos secos, doces festivos, doces de fruta e mel e doces de inovação. Tendo em consideração que um bom exemplar português que se preze não se faz sem ovos, os Matinados são os fornecedores oficiais do ingrediente-base do concurso deste ano. A título de ilustração, dos sete escolhidos para simbolizar a região, todos levam o alimento de origem animal na preparação.
Por aqui, cinco concelhos representam o distrito, sendo que dois deles estão em vantagem, com duas receitas escolhidas. São eles Peniche e Alcobaça. Veja a seguir os sete doces que buscam uma vaga entre os finalistas nacionais:
Amigos de Peniche, Peniche
Cavacas das Caldas, Caldas da Rainha
Pão-de-ló de Alfeizerão, Alcobaça
Brisa do Liz, Leiria
Esses de Peniche, Peniche
Pastéis de Mós, Porto de Mós
Cornucópia de Alcobaça, Alcobaça