Colaboração dos pais nos projetos de embelezamento dos espaços de recreio tem sido essencial Foto: Joaquim Dâmaso
O jardim-de-infância de Azoia, freguesia de Parceiros e Azoia, venceu a edição deste ano do concurso “Escolas Floridas e Divertidas”, promovido pela Câmara Municipal de Leiria.
Em segundo e terceiro lugar, ficaram classificados a EB/JI de Souto da Carpalhosa (freguesia de Souto da Carpalhosa e Ortigosa) e a EB de Casal Novo (freguesia de Amor), respetivamente.
Com canteiros renovados, muros pintados e floridos, uma casa na árvore, uma horta e um laboratório de plantas aromáticas, o espaço de recreio do JI de Azoia, composto por duas salas, apresenta-se mais colorido e atrativo para a brincadeira.
Para este projeto, contribuíram os pais, educadoras e funcionárias, mas também a Associação de Pais de Azoia, a Junta de Freguesia, algumas empresas com apoio de materiais e a Câmara de Leiria, nomeadamente o Horto Municipal com a oferta de terra e plantas.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, Paula Costa, coordenadora do JI de Azoia, explica que a adesão ao concurso surgiu no âmbito do projeto “A brincar somos felizes”, adotado este ano letivo pelo JI, e tendo as primeiras ideias evoluído ao longo dos meses.
No Natal, as crianças venderam cadernos com capas desenhadas por eles e cosidos à mão, tendo angariado fundos para suportar parte das despesas da casa de madeira. Os apoios foram crescendo e pais e filhos arregaçaram mangas aos sábados, desde março, para dar cor ao recreio. E para cuidar dos canteiros e da horta – que já começaram a dar “frutos” – durante o verão, foi criada uma escala entre pais voluntários.
O concurso – que contou para esta edição com a participação de 15 escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho de Leiria e um total de 610 alunos -, tem como objetivo melhorar a estética de espaços de jogo e de recreio dos estabelecimentos de ensino, nomeadamente através da pintura de fachadas, muros e vedações, criação de canteiros coloridos ou construção de casas de madeira.
Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Anabela Graça, este projeto dá aos alunos “a oportunidade de desenvolver competências ao nível do trabalho de grupo, fortalecer laços de pertença e de identidade com a comunidade educativa e de valorizar o património local e coletivo”.
Os prémios, de 500, 250 e 150 euros, serão entregues aos respetivos agrupamentos de escolas para aquisição de material didático-pedagógico.
MR
(Fotografias: JI Azoia)
O ajardinamento dos canteiros contribuiu para embelezar o espaço exterior
Na horta do JI foram plantados legumes e ervas aromáticas
A pintura de muros foi uma das tarefas que os pais abraçaram com os filhos
Terra e plantas foram cedidas pelo Horto Municipal
Secção de comentários