O basquetebol está de volta à União Desportiva de Leiria (UDL) já para a época 2019/2020. Numa fase inicial, o foco será o minibasket e os escalões de formação, masculino e feminino. Segundo um dos responsáveis do novo departamento, várias pessoas da cidade ligadas à modalidade mostraram vontade de iniciar um projeto. Também a manifestação de interesse de pais de atletas foi importante para recuperar o basquetebol no clube.
Assim, um conjunto de entusiastas do basquetebol, com experiência ao nível técnico e diretivo, contactou o presidente do UDL, Nuno Cardoso, que se mostrou “muito recetivo”. A nova secção vai contribuir para o crescimento do clube, dando-lhe visibilidade e um carácter diferenciador. Por outro lado, a modalidade beneficia de mais-valias relativamente à criação de um projeto de raiz, acrescenta a mesma fonte.
Para já, as atenções estão concentradas no minibasket (sub-8, sub-10 e sub-12), visto como “a base de tudo”, mas os responsáveis mantêm a possibilidade de ter escalões de sub-14 e sub-16, o que estará dependente do número de inscrições.
Além da componente desportiva, o novo projeto pretende trabalhar o lado social e educacional do desporto em grupo, com momentos de convívio fora do pavilhão entre jogadores e treinador.
Os responsáveis pelo basquetebol da UDL já têm treinadores “apalavrados” e foi pedida à Câmara de Leiria a cedência de espaço para treinos e jogos.
A modalidade regressa à UDL depois de ter sido extinta no final dos anos 80 e do clube ter feito história. Em 1977 e 1980, alcançou os campeonatos nacionais em seniores masculinos e femininos e venceu os respetivos campeonatos distritais.
O facto de, na altura, estar disponível apenas um recinto para as várias equipas de andebol e basquetebol da UDL e as crises diretivas que o clube atravessou levaram à extinção da modalidade.
As inscrições encontram-se abertas através do e-mail basquetebol@uniaodeleiria.pt ou da página www.facebook.com/udleiriabasquetebol.
Equipa da União de Leiria na época de 1978/79 Foto: UDL