A poucos dias do arranque da edição 2019 do Leiria Sobre Rodas (LSR), vão surgir nos próximos dias alguns constrangimentos no trânsito na cidade de Leiria.
O evento dedicado aos amantes dos automóveis terá as zonas expositivas e de competição concentradas no estádio municipal de Leiria e parque de estacionamento do estádio, entre os dias 12 e 15 de setembro, e são aguardados mais de 50 mil visitantes.
Para dar resposta ao elevado número de visitantes, nesse período, a autarquia vai “criar” vários parques de estacionamento.
Durante o fim de semana, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) será um dos pontos de estacionamento com a organização a disponibilizar um autocarro gratuito para fazer a ligação até ao recinto a cada 15 minutos: no sábado entre as 14 e as 2 horas e no domingo das 9 às 20 horas.
Há ainda mais de 700 lugares de estacionamento gratuitos divididos entre o parque do jardim da Almuinha Grande; recinto da Cerâmica do Lis; quinta da Gordalina; e Fonte Quente. Nas opções a pagar, há 650 lugares disponíveis nos parques de estacionamento do Maringá e Jardins do Lis.
Já no recinto e zona envolvente, alguns parques de estacionamento vão estar encerrados ao público. A partir do dia 10, terça-feira, não será possível estacionar nos dois parques da zona desportiva (estádio e piscinas) depois de terminado o Mercado do Levante, que ainda se vai realizar. No dia 16 voltarão ao uso normal, depois das estruturas de apoio ao evento serem desmontadas.
O parque de estacionamento junto ao Orfeão de Leiria e ao Instituto Português da Juventude (IPDJ) estará reservado para o evento entre o dia 11 e o final do dia 15. No sábado, dia 14, o parque entre o Mercado Municipal e o rio Lis será encerrado e reabre às 20 horas de domingo.
No que toca à circulação de viaturas, haverá também alguns condicionamentos nos dias do evento, informa a autarquia. Na quinta-feira, entre as 9 e as 18 horas, o trânsito entre a rotunda do estádio e a rotunda da NERLEI só será permitido para acesso às piscinas e para transportes públicos. A partir das 18 horas será proibida a circulação nessa via até à ponte Euro 2004. Apenas os residentes na rua Fonte Cabeço d’El Rei poderão passar. A circulação será restabelecida a partir das 20h30 do dia 15.
Durante o Motorshoe – dia 13 das 18 à 1 horas, dia 14 das 9 à 1 horas e dia 15 das 9 às 20 horas – serão encerradas todas as vias que desembocam na rotunda do estádio: rua Rossio dos Borges (ponte do Arrabalde); avenida Cidade de Maringá; avenida 25 de Abril (depois do cruzamento com a rua de acesso ao Centro Hospitalar de São Francisco).
No dia 13 não será permitido circular na ponte Euro 2004 a partir das 14 horas.
No domingo, durante o passeio de clássico haverá fortes restrições ao trânsito entre as 18 e as 20 horas nas seguintes vias: avenida Heróis de Angola, rua de São Francisco, rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, largo 5 de Outubro de 1910, ponte Afonso Zuquete, rotunda do Sinaleiro, rua de Alcobaça, avenida Combatentes da Grande Guerra.
(clique na imagem para aumentar)
Parques gratuitos
Jardim da Almuinha Grande – 160 lugares
Recinto da Cerâmica do Lis – 200 lugares
Quinta da Gordalina – 110 lugares
Fonte Quente – 243 lugares
Parques pagos:
Maringá – 400 lugares
Jardins do Lis – 250 lugares
helio salgueiro disse:
É possível por favor editarem um mapa pelas vias, que não se pode circular.
Muito obrigadi!
Marina Guerra disse:
Bom dia Hélio.
A informação das vias condicionadas está descrita na parte final do artigo. Entre quinta e sábado, dia 14, há condicionamentos sobretudo junto ao estádio. No domingo, dia 15, devido à realização de passeios de motas, bicicletas e automóveis antigos, os condicionamentos estendem-se até à zona central de Leiria.
Cumprimentos,
REGIÃO DE LEIRIA