Uma bebé nasceu esta madrugada numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Fátima, cerca das 6h30, em Cova da Iria.
Segundo Pedro Pereira, comandante da corporação, o alerta chegou via CODU para efetuar o transporte para o hospital de uma parturiente que se encontrava hospedada numa unidade hoteleira de Fátima.
Quando a equipa chegou ao local, “a senhora não tinha dilatação feita” tendo o CODU dado orientações para realizar o transporte. A situação evoluiu contudo muito rapidamente, tendo a ambulância parado pouco depois junto à rotunda Norte, tendo a bebé nascido “de forma tranquila e em segurança” com a ajuda de Ricardo Martins, Alexandre Sousa e Joana Carreira.
Os bombeiros Alexandre Sousa e Joana Carreira pouco depois do nascimento da bebé Foto: B
A mãe, de 35 anos, e a menina – o seu segundo filho – foram posteriormente transportadas para o hospital de Leiria, onde se encontram internadas.
Este é o quarto parto que os Bombeiros de Fátima têm acompanhado em ambulâncias nos últimos dez anos, o último dos quais o ano passado, adianta Pedro Pereira, frisando que esta é uma das áreas abordadas na formação de bombeiros e tripulantes.
Não sendo esta a situação ideal, “quando corre bem, é sempre bom”, conclui, acrescentando que este é o segundo parto em que Ricardo Martins participou.
MR