O Município de Porto de Mós anunciou hoje ter adquirido quatro desfibrilhadores automáticos externos (DAE) para instalação nos Pavilhões Gimnodesportivos do Juncal, Mira de Aire, Porto de Mós e nas Piscinas Municipais, no início do mês de novembro.
“O Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento de socorro, utilizado em paragens cardiorrespiratórias, tendo como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilhação ventricular presente em 90% das paragens cardíacas. Os DAE atuam sozinhos/inteligentemente, aplicando o choque apenas se for estritamente necessário e podem, por isso, ser utilizados pelo público leigo e não especializado, sendo, no entanto, necessário que os seus utilizadores possuam formação em Suporte Básico de vida (SBV) em paragem cardíaca”, refere uma nota de imprensa.
A informação destaca ainda que os “funcionários municipais, clubes e demais utilizadores dos espaços onde os DAE serão disponibilizados terão formação entre os dias 23 e 26 de outubro, de modo a reunirem as condições para utilizarem os equipamentos em caso de necessidade”.
Lusa