Dez artistas pintam sob luz vermelha em Leiria na renovada Igreja de S. Pedro
Este artigo tem mais de 5 anos
Todos os dias, a equipa do jornal REGIÃO DE LEIRIA trabalha para levar aos leitores
informação rigorosa, independente e útil. O jornalismo exige muitos recursos e só pode
existir se for remunerado. Esse apoio e valorização por parte dos leitores é, por isso,
essencial.
Para continuar a ler este e outros artigos exclusivos torne-se assinante.
Dez artistas plásticos aceitam este sábado à noite, 16 de novembro, o desafio de António Palmeira: pintar telas sob luz vermelha. É às 21 horas, na Igreja de São Pedro, com entrada livre.
Dez artistas plásticos aceitam este sábado à noite, 16 de novembro, o desafio de António Palmeira: pintar telas sob luz vermelha.
A ideia do artista – que frequentemente navega no experimentalismo – surgiu há uns anos em Leiria e agora é retomada a 16 de novembro, na renovada Igreja de S. Pedro, monumento nacional situado na cerca do Castelo de Leiria. Será, também, a primeira oportunidade para conhecer a Igreja de S. Pedro depois do restauro que ocorreu para funcionar como espaço cultural.
A sessão começa às 21 horas e é aberta ao público, que pode assistir ao trabalho dos artistas nestas condições: a luz vermelha não permite a perceção das cores, mas apenas de tons claros e escuros.
Participam nesta sessão os artistas Ana Filipa, Carla Ervilha, Carlos Frazão, Catarina Pereira, Graciete Ramos, João Sobreira, Luís Lacerda, Nuno Gaivoto, Sandrine Cordeiro e Sandrine Vieira. Haverá duas telas à disposição de outros que surjam na ocasião.
“Será um momento e espaço de convívio entre público e dez artistas plásticos, de diferentes técnicas de pintura, que irão pintar, cada um a sua tela, só que com a particularidade da iluminação ser de luz vermelha, onde não têm a perceção das cores, mas sim, de tons claros e escuros”, explica António Palmeira.
Segundo o organizador, o resultado da sessão de hoje será exposto no primeiro trimestre do próximo ano, juntamente com telas as que foram criadas nas sessões de anos anteriores e que nunca foram reveladas ao público. A exposição reunirá um total de 40 obras de 40 artistas.
Depois, o objetivo é “distribuir todas as obras por salas de espera e corredores de instituições de saúde e hospitais da região de Leiria, para assim minimizar a ansiedade dos utentes antes de serem atendidos”.
Como o espectador vê as cores à luz natural e sob luz vermelha
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em "Aceitar", concorda com a utilização de cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, cumprimento voluntário por parte do seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário num ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.