O tubista José Guilherme, de Leiria, ganhou o primeiro prémio “Grand Prize Virtuoso” de Bruxelas, que decorreu na segunda semana de novembro.
O anúncio foi feito pelo Orfeão de Leiria, onde estuda o músico de 15 anos, realçando o conservatório que José Guilherme “mais uma vez brilhou a grande altura, num concurso de altíssima qualidade e de reconhecimento internacional, como já nos vem habituando”.
O prémio conquistado na Bélgica permitirá ao jovem tubista de Leiria a participação no recital no Centro de Belas Artes em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 21 e 22 de dezembro de 2019.
Segundo o Orfeão de Leiria, será também a oportunidade de “ser selecionado para um concerto de orquestra, em Itália, em 2020”.
Recorde-se que José Guilherme integrou em agosto deste ano, em Amsterdão, na Holanda, a Orquestra Europeia Royal Concertgebouw Young, para a qual foi o único tubista escolhido entre os cerca de 70 músicos convidados (dos 14 aos 17 anos) de 26 países da Europa.
Manuel da Costa disse:
Onde param, ou o que foi feito, dos tubos dos órgãos antigos na Sé de Leiria? Uma vergonha para a cidade e mais ainda para a igreja. Valha-nos alguém que possa promover a música mesmo através de uma Tuba! Parabéns, José Guilherme.