Os pais dos alunos de uma turma do 5.º ano da Escola Básica (EB) 1 Mouzinho de Albuquerque, na Batalha, Leiria, concentraram-se esta manhã à porta do estabelecimento de ensino, em protesto contra a falta de professores.
Rogério Paulo, pai de um aluno do 5.º ano, explicou à agência Lusa, que a turma do seu educando só tem professores de Matemática, Ciências, Religião e Moral e Educação Visual e Tecnológica.
“Não tem mais professores e o docente de Matemática e Ciências é o mesmo”, disse.
O encarregado de educação afirmou ainda que a concentração à porta da escola é uma “forma de alertar o Ministério da Educação e mostrar ao país o que se passa”.
Segundo disse, o presidente da Câmara da Batalha e o responsável pela escola “têm feito diligências junto da DREC [Direção Regional de Educação do Centro], sem resposta”.
O vice-presidente da Comissão Administrativa provisória do Agrupamento de Escolas da Batalha, Fernando Sarmento, confirmou a falta de professores.
“É uma situação que nos preocupa e já estão solicitados. Estamos a aguardar a sua chegada a todo o momento”, adiantou.
O responsável revelou que a falta de professores decorre do facto de terem surgido “casos inesperados de doença com os docentes”, tendo a escola procedido “de imediato ao pedido de substituição”.
Fernando Sarmento disse ainda que a escola tem tido a preocupação de ocupar as crianças e preencher os tempos livres.
“Há colegas que estão a dar algumas disciplinas, no sentido de minimizar o mais possível os problemas”, disse.
A agência Lusa contactou a DREC, que remeteu um esclarecimento para mais tarde.
BATALHENSE ATENTO disse:
Isto é muito bem feito para muitos pais! Quando os professores alertam para determinadas atitudes do Ministério, é uma guerra porque o que os Prof. querem é não fazer nada! Há muitos milhares de Prof. em casa a aguardar colocação mas a DREC tem ordens para não admitir pessoal, evitando assim o pagamento de pelo menos quinze dias aos Professores! Então, agora queixam-se de quê?!
Muitos pais têm aquilo que merecem, sendo pena que outros paguem por eles! Não deram todo o apoio às Ministras da Educação?! Então, se deram…está dado!!!