A Câmara de Leiria aprovou ontem, por maioria, com a abstenção dos vereadores do PSD, o projecto de cobertura do Mercado de Sant’Ana, bem como a abertura de concurso público.
A obra vai custar cerca de 700 mil euros e é financiada em 70 por cento pelo programa PALOR.
Ainda antes de anunciar o sentido de voto, o vereador Carlos Vitorino abriu a discussão. “O problema do edifício não reside na falta de cobertura. Carece é de qualificação, ou melhor, de uma vocação ”, disse o arquitecto, referindo-se, por exemplo, “à restauração, tão característica daquela zona”.
A defesa do projecto foi feita pelo vereador da Cultura. Gonçalo Lopes considera que o projecto da cobertura vai permitir à Câmara realizar naquele espaço eventos como o festival da Irreverência ou a festa da flor, para os quais habitualmente é alugada uma tenda. Por outro lado, a criação de uma galeria de arte também faz parte do projecto. “Penso que esta é uma forma de fazer justiça ao espaço, que os anteriores executivos não fizeram”, sublinhou Gonçalo Lopes. A oposição insistiu na ideia de má opção, considerando também que a cobertura virá “acrescentar um problema”, ao invés de o resolver, referindo-se ao “efeito estufa” que dali advirá.
Paula Sofia Luz
paula.sofia@regiaodeleiria.pt