Os quatro italianos agora detidos pertencem, alegadamente, a um grupo de 30 sicilianos detidos no final do ano passado e início deste na Sicília.
Em comunicado, a PJ adianta que a operação Máfia do Oeste, do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, realizou várias buscas domiciliárias “em diversas localidades da zona centro” que terminaram com a detenção das sete pessoas, “presumíveis autores materiais de crimes de burla qualificada, furto e viciação de veículos, receptação, associação criminosa e branqueamento de capitais”.
A PJ apreendeu “diversos veículos, vários computadores e pen, muita documentação comercial, carimbos, sobre firmas clonadas e uma arma de fogo”, noticia a agência Lusa.
Um dos detidos italianos tem pendente um mandado de detenção europeu “por estar ligado à máfia siciliana”, e faz parte de um grupo de cerca de trinta pessoas que foram presas na Sicília.
Os sete arguidos têm 25, 28, 33, 41, 45, 47 e 50 anos e ainda hoje vão ser presentes ao juiz de instrução criminal de Leira a partir das 17:00, para aplicação das medidas de coação.
João H Silva disse:
Competência territorial do tribunal de Leiria posta em causa. Advogado afirma ser show-off produzido por Leiria.
Isto levanda várias preguntas. A pj de Leiria tem competência territorial para actuar na região oeste? Há alguma guerra entre áeas de actuação das várias polícias?