Subiu ao telhado de uma casa de primeiro andar, junto à Estação de Leiria, e ali ficou quase dois dias, na passada semana. Deitada ou dando voltas às telhas, como se estivesse a avaliar as suas opções para poder descer. Sem comer, sem beber e miando incansavelmente.
A vizinhança, sensível ao aparente desespero da gata Violeta, desdobrou-se em contactos para conseguir resgatá-la. O socorro chegou ao meio da tarde de sexta-feira, com uma auto-escada dos Bombeiros Voluntários de Leiria.
A estrutura de metal não agradou contudo à Violeta que se fez difícil e procurou refúgio do outro lado do telhado.
Albino e Nuno Rodrigues, os dois bombeiros mobilizados para o local, não desistiram. Treparam à nespereira encostada à casa e convenceram a gata a descer… com fiambre.
Este tipo de resgate não é caso raro no rol de serviços prestados pelos bombeiros.
José Almeida Lopes, comandante dos Voluntários de Leiria, considera, no entanto, que em muitos casos, o cidadão comum pode resolver o problema sem recorrer aos bombeiros, até porque a auto-escada afugenta os animais. “Basta ter alguma imaginação e tentar encontrar uma alternativa”, sensibiliza o responsável.
“Os bombeiros não são tantos quanto isso e têm que estar disponíveis para outras operações”, lembra ainda, reafirmando, ainda assim, a disponibilidade da corporação em ajudar quem precisar.
Martine Rainho (texto)
martine.rainho@regiaodeleiria.pt
Joaquim Dâmaso (fotografia)
Joana Santos disse:
lol! Isto sim é jornalismo! lol
Oops! disse:
Lol para ti também.
Micá disse:
Queria aqui agradecer a uma pessoa muito especial, sem a qual nada disto tinha acontecido… A Maria, foi quem nos alertou para este problema… obrigada Maria!
Américo T. Alves disse:
« Este tipo de resgate não é caso raro no rol de serviços prestados pelos bombeiros.» … É verdade sim senhor, eu já fui testemunha ocular mais de uma vez de serviços identicos e ainda mais complicados, prestados por estes homens e mulheres que não fazem distinção de valores, quando se trata de salvar uma vida… mesmo que essa vida seja considerada por muitos como uma "coisa". Os meus sinceros parabéns ao corpo de Bombeiros Voluntários de Leiria pelo o excelente trabalho que desenpenha.
Américo Teixeira Alves