preparação de profissionais altamente qualificados em termos técnicos e comportamentais, torna-se fundamental para dar resposta às pressões de um mundo em constante transformação, ajudando as organizações turísticas a obter os resultados desejados. As características atuais do mercado de trabalho exigem, cada vez mais, a otimização da gestão nos mais variados sectores através da qualificação do capital humano das organizações. É neste contexto que surge a proposta de se formar Técnicas/os Superiores Profissionais em Gestão de Turismo.
Torna-se evidente a necessidade de formar profissionais para integrar nas empresas com atividades turísticas da região, a qual se assume como um local por excelência ao nível de património gastronómico, industrial e turístico. Praias, museus, turismo industrial é uma forte marca desta região. Note-se ainda que, esta região carateriza-se por uma elevada densidade geográfica; um elevado número de pessoas com habilitações ao nível do ensino secundário, com condições para obter uma especialização nesta área.
O ISDOM encontra-se localizada numa região turística com muitas unidades hoteleiras, restaurantes, museus, com um potencial de crescimento forte, com um posicionamento geográfico privilegiado e perspectivando-se a empregabilidade dos alunos.
Objetivos
Descrição geral
Planear e gerir atividades turísticas, nomeadamente, operações de gestão empresarial, comercial e marketing, eventos e animação, itinerários turísticos e reservas, tendo em conta a legislação e os padrões de qualidade aplicáveis ao setor.
Atividades principais do perfil profissional
- Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas.
- Desenvolver operações de cálculo matemático e procedimentos estatísticos aplicados à gestão.
- Definir planos de marketing, incluindo o marketing digital.
- Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente.
- Planear e organizar eventos e atividades de animação turística.
- Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos.
- Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial.
- Planear e gerir itinerários turisticos.
- Gerir operações turísticas em Agências de Viagens.
- Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS).
- Desenvolver procedimentos de gestão da qualidade na empresa turística.
- Desenvolver estudos de mercado relacionados com a atividade turística.
- Desenvolver processos conducentes à preservação e melhoria da segurança e higiene no trabalho.
Competências
Conhecimentos:
- Conhecimentos profundos de gestão de empresas turísticas
- Conhecimentos fundamentais do contexto sócio-económico dos destinos turísticos
- Conhecimentos fundamentais das tendências do turismo na atualidade
- Conhecimentos profundos em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em língua materna
- Conhecimentos fundamentais em técnicas e recursos da expressão oral e escrita em línguas estrangeiras
- Conhecimentos especializados de técnicas comerciais
- Conhecimentos especializados em técnicas de venda e negociação
- Conhecimentos especializados em estudos de mercado
- Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de marketing da empresa turística
- Conhecimentos especializados de técnicas de gestão de recursos humanos
- Conhecimentos fundamentais de hotelaria e restauração
- Conhecimentos especializados em itinerários turísticos
- Conhecimentos especializados de organização de eventos e animação turística
- Conhecimentos fundamentais de gestão da qualidade em empresas turísticas
- Conhecimentos fundamentais de segurança, higiene e saúde no trabalho
- Conhecimentos fundamentais e especializados em operações turísticas em Agências de Viagens
- Conhecimento especializado na utilização de sistemas de informação aplicados à distribuição turística.
- Conhecimentos fundamentais dos sistemas e tecnologias de informação
- Conhecimentos fundamentais em inovação aplicada à gestão de empresas de turísticas
- Conhecimentos fundamentais de cálculo matemático e tratamento e análise estatística
- Conhecimentos especializados em técnicas de contabilidade de gestão
- Conhecimentos fundamentais de legislação turística
Aptidões
- Aplicar conceitos de gestão à empresa turística
- Identificar as tendências do turismo e aplicá-las à gestão da empresa turística.
- Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita na língua materna, controlando e adaptando essa comunicação às exigências da situação.
- Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita numa lingua estrangeira, adaptando a comunicação às exigências da situação.
- Aplicar estratégias de dinamização de trabalho em equipa
- Aplicar técnicas e metodologias de gestão da informação adequadas á resolução de problemas e ou reclamações
- Identificar e aplicar técnicas comerciais, de venda e negociação
- Preparar e organizar um plano de marketing, incluindo o marketing digital.
- Criar mecanismos de gestão e avaliação dos recursos humanos das empresas turísticas
- Aplicar técnicas de gestão da informação sobre hotelaria e a restauração na perspetiva da melhoria dos serviços oferecidos aos clientes
- Desenvolver operações turísticas e reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS)
- Desenvolver operações turísticas em Agências de Viagens de acordo com as necessidades dos clientes
- Recolher, organizar e tratar dados estatísticos
- Aplicar técncas de gestão dos sistemas de informação orientadas para a melhoria da eficácia e eficiência da empresa turística
- Identificar e aplicar conceitos de inovação aplicada à gestão de empresas turísticas
- Aplicar técnicas de contabilidade de gestão da organização turística
- Identificar, supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de qualidade nas empresas turísticas
- Identificar, supervisionar e assegurar o cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança nas empresas turísticas
- Aplicar a legislação adequada ao contexto da atividade da empresa turística
- Conceber e dinamizar eventos de animação turística e itinerários turísticos adequados às necessidades dos clientes
Atitudes
- Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Demonstrar a capacidade de adaptar a linguagem às características dos interlocutores tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros
- Demonstrar capacidade de Iniciativa e dinamismo
- Demonstrar capacidade de criatividade e inovação
- Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa
- Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão, em situações correntes ou em situações complexas de resolução de problemas
- Demonstrar uma conduta ética e socialmente responsável
- Demonstrar capacidade de liderança e de espírito empreendedor
- Demonstrar capacidade de abertura à aprendizagem ao longo da vida
- Demonstrar flexibilidade adaptando-se a diferentes situações e contextos profissionais (nomeadamente interculturais) e evitando situações de conflito ou confronto.
- Demonstrar capacidades de organização e planeamento do trabalho orientado para a qualidade
- Demonstrar determinação para cumprir objetivos