Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Politécnico de Leiria

Politécnico de Leiria: o mundo está à tua espera!

No Politécnico de Leiria estamos ao teu lado para dares o passo certo para o teu futuro. Somos uma instituição pública de ensino superior que te oferece uma formação diversificada de qualidade, focada nas necessidades do mercado de trabalho. Queremos proporcionar-te a melhor experiência académica num espaço multicultural e inclusivo.

Convidamos-te a aprender este mundo e a viver ao máximo o muito que ainda há para descobrir!

Rua General Norton de Matos, 2411-901 Leiria

Escolas

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), localizada em Leiria, iniciou a sua atividade em 1989. É caraterizada pela forte ligação ao meio empresarial, que se consubstancia numa troca de práticas de natureza pedagógica, científica e de prestação de serviços. Este relacionamento reflete-se na prática formativa, sendo os estudantes desde cedo confrontados com questões que têm a sua origem no mundo empresarial. Colocando ao dispor dos estudantes um conjunto de edifícios equipados com meios pedagógicos, técnicos e laboratoriais que, em alguns casos, constituem uma referência no quadro do ensino superior português, a ESTG disponibiliza um modelo de formação que permite uma prática efetiva suportada por um conhecimento teórico sólido, garantindo uma relação eficaz entre os meios académico e empresarial. O vasto conjunto de parcerias e protocolos com empresas e instituições regionais e nacionais, assim como a formação e investigação desenvolvidas, permitem o seu reconhecimento como academias Cisco, Microsoft e Oracle e, à escala mundial, como as primeiras Academias Siemens. Fomentando o grande envolvimento da comunidade académica em inúmeras atividades e eventos (conferências, seminários, workshops, congressos, aulas abertas), a Escola contribui para o desenvolvimento da formação extracurricular e complementar dos estudantes e para o enriquecimento do seu percurso académico.

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) iniciou a sua atividade em 1999. Instalada em Peniche, num moderno edifício pedagógico, tem uma localização privilegiada, bem junto à costa e com vista para as Berlengas. Não é pois de estranhar que tenha no mar a sua imagem de marca e o seu suporte identitário. A ESTM disponibiliza formação nas áreas do turismo e das ciências e tecnologias do mar, tendo as suas licenciaturas em Animação Turística, Gestão da Restauração e Catering, Gestão de Eventos, Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico, e Turismo recebido a certificação de qualidade TedQual, por parte da Organização Mundial do Turismo. Além destas, a ESTM leciona também as licenciaturas em Biologia Marinha e Biotecnologia, em Biotecnologia, e em Engenharia Alimentar. A escola encontra-se equipada com um conjunto de laboratórios e de salas práticas que, para lá de garantirem uma formação de elevada qualidade, suportam ainda uma vasta atividade de investigação científica, desenvolvida essencialmente por duas unidades de investigação: o CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo; e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que desenvolve a sua atividade no Edifício CETEMARES do Politécnico de Leiria, junto ao Porto de Pesca, em Peniche. Para além de garantir a formação de profissionais com alto nível de preparação nos aspetos científico, técnico e cultural e assegurar a satisfação das necessidades de formação da região em que se insere, a escola desenvolve ainda um conjunto de serviços orientados para a comunidade e para as empresas. Esta interação escola/empresa, para lá dos benefícios claros sob o ponto de vista pedagógico, tem ainda garantido uma elevada taxa de empregabilidade aos diplomados, alguns dos quais espalhados literalmente pelos quatro cantos do mundo. A atividade pedagógica é complementada por uma diversidade de atividades extracurriculares de natureza cultural, científica e desportiva que enriquecem a formação disponibilizada, contribuindo para uma formação integral do estudante enquanto pessoa e cidadão.

Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha)

Criada em 1990, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) encontra-se vocacionada para o ensino das artes e do design. Localizada nas Caldas da Rainha, uma cidade com vasto património artístico e cultural, a escola assume uma postura de contemporaneidade nos diversos domínios da criatividade como as artes plásticas, as artesperformativas, o design de produto, de comunicação,a produção audiovisual e as tendências emergentes na área dos novos media. Do complexo de edifícios que a constituem, integrados num campus generosamente arborizado a pouca distância do centro das Caldas, destaca-se o edifício principal, ao qual foi atribuído o prestigiado prémio SECIL de arquitetura. A escola possui modernas instalações técnicas e pedagógicas com ateliês e estúdios dedicados, laboratórios e oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica e vidro, madeiras e metais, fotografia e edição digital, polímeros e prototipagem digital. A formação oferecida pela ESAD.CR. visa transmitir aos estudantes competências práticas e conceptuais para a produção de trabalhos e criações originais, que permitam o desenvolvimento autónomo e sustentado dos seus processos criativos de forma a consolidarem uma prática autoral, experimental e sistemática. Estimula-se a consciência crítica e profissional das problemáticas da produção artística e projetual nos seus impactos sociais e políticos, numa atenção permanente aos setores emergentes da cultura contemporânea. A qualidade das criações e produções desenvolvidas nos vários cursos assim como a participação dos estudantes e docentes em concursos nacionais e internacionais têm sido reconhecidas com inúmeros prémios. A escola tornou-se uma referência no panorama do ensino artístico nacional, tendo vindo a conquistar progressivamente um lugar ao lado das melhores instituições europeias. A revista Domus (influente publicação italiana de Arquitetura e Design) distinguiu, pelo segundo ano consecutivo, a ESAD.CR como uma das melhores escolas de Portugal e da Europa, na categoria de Product Design. A revista destaca a elevada qualidade técnica e conceptual da formação, a proximidade entre estudantes e docentes, numa atmosfera de experimentação permanente, virada para a exploração do potencial individual dos estudantes.

Escola Superior Educação e Ciências Sociais

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), localizada em Leiria, é o mais antigo estabelecimento de ensino superior do distrito. Em 1979, foi criada como escola autónoma e, em 1987, integrada no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). A ESECS está especialmente vocacionada para asáreas de ensino e formação, desenvolvendo a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores. As dimensões social, cultural e pedagógica constituem as matrizes fundamentais da escola, suportadas em atividades de investigação científica e de prestação de serviços à comunidade, onde o envolvimento dos estudantes é uma constante. A função de transmissão e difusão do conhecimento traduz-se numa profusão de atividades e eventos como exposições, seminários, conferências, workshops, entre outros. A ESECS tem apostado fortemente no desenvolvimento de diversos projetos de educação, investigação e mobilidade de caráter nacional, com instituições congéneres, e internacional, sobretudo através de cooperação com diversos parceiros europeus, e com os países da CPLP, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil. De referir, ainda, o caso particular do curso de licenciatura em Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português, realizado numa parceria com o Instituto Politécnico de Macau e a Beijing Language and CultureUniversity (Pequim), emblemático de uma prática internacional exemplar.

Escola Superior de Saúde

A escola oferece formação em Dietética, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, respondendo, desta forma, a um conjunto de exigências e necessidades que ainda se fazem sentir nos profissionais de saúde nestas áreas. A ESSLei forma os seus profissionais de modo a garantir-lhes dimensões técnicas e científicas inquestionáveis, acompanhando os mais recentes avanços da ciência e tecnologia na área da saúde, mas também numa dimensão humana, assente numa forte preocupação com o outro e o seu bem-estar. A escola, instalada num moderno edifício pedagógico, encontra-se dotada de avançados equipamentos laboratoriais, semelhantes aos que se podem encontrar em qualquer moderna unidade de saúde nas especialidades em que ministra a formação. Deste modo, oferece um ensino permanentemente acompanhado de uma prática simulada e complementado por uma prática em contexto de trabalho que, nalguns casos, constitui cerca de metade da formação. Apostada em processos de internacionalização e de criação do conhecimento, a escola possui um conjunto de parceiros internacionais com os quais está envolvida, quer ao nível do intercâmbio de professores e estudantes, quer em projetos de investigação científica.

Núcleo de Formação Torres de Vedras

O Núcleo de Formação de Torres Vedras foi lançado pelo Politécnico de Leiria numa parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras com o objetivo de reforçar a oferta formativa na região. A decorrer no Torres Vedras LabCenter e no Edifício Transforma, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e as Pós-Graduações  foram escolhidos em função da dinâmica empresarial da região. Lecionados em ambiente de ensino superior pelos docentes do Politécnico de Leiria, os cursos respondem às necessidades de emprego e qualificação do tecido empresarial local e regional.

Núcleo de Formação de Pombal

O Núcleo de Formação de Pombal foi lançado pelo Politécnico de Leiria em parceria com a Câmara Municipal de Pombal com o objetivo de reforçar a oferta formativa na região. Já neste ano letivo de 2021/2022, o Núcleo de Pombal terá em funcionamento seis Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), com candidaturas abertas até 20 de outubro, que integram o portefólio de três das Escolas Superiores do Politécnico de Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e Escola Superior de Saúde (ESSLei). Os cursos foram escolhidos em função da dinâmica do mercado de trabalho e respondem às necessidades de emprego e qualificação do tecido empresarial local e regional, sendo lecionados em ambiente de ensino superior pelos docentes do Politécnico de Leiria.