Criada em 1990, a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) encontra-se vocacionada para o ensino das artes e do design. Localizada nas Caldas da Rainha, uma cidade com vasto património artístico e cultural, a escola assume uma postura de contemporaneidade nos diversos domínios da criatividade como as artes plásticas, as artesperformativas, o design de produto, de comunicação,a produção audiovisual e as tendências emergentes na área dos novos media.
Do complexo de edifícios que a constituem, integrados num campus generosamente arborizado a pouca distância do centro das Caldas, destaca-se o edifício principal, ao qual foi atribuído o prestigiado prémio SECIL de arquitetura. A escola possui modernas instalações técnicas e pedagógicas com ateliês e estúdios dedicados, laboratórios e oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica e vidro, madeiras e metais, fotografia e edição digital, polímeros e prototipagem digital.
A formação oferecida pela ESAD.CR. visa transmitir aos estudantes competências práticas e conceptuais para a produção de trabalhos e criações originais, que permitam o desenvolvimento autónomo e sustentado dos seus processos criativos de forma a consolidarem uma prática autoral, experimental e sistemática. Estimula-se a consciência crítica e profissional das problemáticas da produção artística e projetual nos seus impactos sociais e políticos, numa atenção permanente aos setores emergentes da cultura contemporânea.
A qualidade das criações e produções desenvolvidas nos vários cursos assim como a participação dos estudantes e docentes em concursos nacionais e internacionais têm sido reconhecidas com inúmeros prémios. A escola tornou-se uma referência no panorama do ensino artístico nacional, tendo vindo a conquistar progressivamente um lugar ao lado das melhores instituições europeias. A revista Domus (influente publicação italiana de Arquitetura e Design) distinguiu, pelo segundo ano consecutivo, a ESAD.CR como uma das melhores escolas de Portugal e da Europa, na categoria de Product Design. A revista destaca a elevada qualidade técnica e conceptual da formação, a proximidade entre estudantes e docentes, numa atmosfera de experimentação permanente, virada para a exploração do potencial individual dos estudantes.