A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), localizada em Leiria, é o mais antigo estabelecimento de ensino superior do distrito. Em 1979, foi criada como escola autónoma e, em 1987, integrada no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).
A ESECS está especialmente vocacionada para asáreas de ensino e formação, desenvolvendo a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores.
As dimensões social, cultural e pedagógica constituem as matrizes fundamentais da escola, suportadas em atividades de investigação científica e de prestação de serviços à comunidade, onde o envolvimento dos estudantes é uma constante. A função de transmissão e difusão do conhecimento traduz-se numa profusão de atividades e eventos como exposições, seminários, conferências, workshops, entre outros.
A ESECS tem apostado fortemente no desenvolvimento de diversos projetos de educação, investigação e mobilidade de caráter nacional, com instituições congéneres, e internacional, sobretudo através de cooperação com diversos parceiros europeus, e com os países da CPLP, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil. De referir, ainda, o caso particular do curso de licenciatura em Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português, realizado numa parceria com o Instituto Politécnico de Macau e a Beijing Language and CultureUniversity (Pequim), emblemático de uma prática internacional exemplar.