Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Escola Superior Educação e Ciências Sociais

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), localizada em Leiria, é o mais antigo estabelecimento de ensino superior do distrito. Em 1979, foi criada como escola autónoma e, em 1987, integrada no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).

A ESECS está especialmente vocacionada para asáreas de ensino e formação, desenvolvendo a sua atividade formativa nas áreas das ciências sociais e humanas, comunicação e formação de professores.

As dimensões social, cultural e pedagógica constituem as matrizes fundamentais da escola, suportadas em atividades de investigação científica e de prestação de serviços à comunidade, onde o envolvimento dos estudantes é uma constante. A função de transmissão e difusão do conhecimento traduz-se numa profusão de atividades e eventos como exposições, seminários, conferências, workshops, entre outros.

A ESECS tem apostado fortemente no desenvolvimento de diversos projetos de educação, investigação e mobilidade de caráter nacional, com instituições congéneres, e internacional, sobretudo através de cooperação com diversos parceiros europeus, e com os países da CPLP, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil. De referir, ainda, o caso particular do curso de licenciatura em Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português, realizado numa parceria com o Instituto Politécnico de Macau e a Beijing Language and CultureUniversity (Pequim), emblemático de uma prática internacional exemplar.

Rua Dr. João Soares Apartado 4045 2411-901 Leiria

Oferta formativa

Ambiente, Património e Turismo Sustentável

CTSP / TeSP

Planear, gerir e executar projetos e atividades de divulgação, preservação e de valorização e divulgação dos recursos ambientais e patrimoniais e turísticos intrínsecos a uma região, conjugando competências nas áreas das ciências naturais e sociais, no sentido de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento social, económico e turístico. Explorar, promover e comercializar produtos locais e regionais, através da constituição e empoderamento das organizações locais, utilizando para isso os canais tradicionais conectados com as plataformas proporcionadas pela Internet. Planear e concretizar roteiros turístico-culturais com base no património da região enquanto recurso endógeno. Atividades Principais Planear, gerir e executar projetos e atividades de preservação, valorização e divulgação dos recursos ambientais, patrimoniais e turísticos intrínsecos a uma região: Promover a sustentabilidade do desenvolvimento social, cultural, turístico e económico a nível regional; Programar a reabilitação e gestão de atividades de divulgação e exploração dos recursos naturais e culturais endógenos de uma região, de forma equilibrada e sustentada para o desenvolvimento local e para o lazer e turismo regional, nacional e internacional; Planear e Implementar atividades e projetos de dinamização turística e promoção de produtos de excelência de origem regional; Promover e explorar recursos multiculturais numa perspetiva de coesão das comunidades com a integração e dinamismo dos imigrantes, turistas e outros atores da globalização; Desenvolver projetos relacionados com a preservação e promoção turística dos recursos ambiental e cultural, com respeito pela conservação e valorização patrimonial; Planificar, gerir e executar atividades ao nível das micro e pequenas empresas relacionadas com a natureza ambiental, patrimonial e turística no domínio virtual ou no real; Elaborar itinerários turísticos, em que se utilizem os métodos, técnicas e boas práticas para este instrumento prático de promoção turística, nomeadamente ao nível do ecoturismo; Planear e gerir projetos criativos de animação do património cultural, etnográfico e folclórico, no sentido da valorização económica dos recursos locais e regionais; Projetar e realizar estudos orientados para a compreensão da cultura local, potenciando o património como fonte de turismo e desenvolvimento comunitário sustentável.

Comunicação Digital

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital visa formar profissionais capazes de planear, gerir, executar e avaliar estratégias e soluções de comunicação digital. Adquirem-se competências em media digitais e sua influência sob o formato da mensagem. Pretende-se formar profissionais capazes de garantir a concretização de soluções articuladas no âmbito da comunicação digital, capazes de potenciar a marca através dos new media. Atividades Principais Projetar e implementar uma estratégia digital, considerando o briefing inicial Gerir e supervisionar o processo de integração do digital numa estratégia de marketing e comunicação Conceber e implementar estratégias de comunicação destinadas a ambientes de comunicação digital, capazes de contribuir verdadeiramente para a notoriedade da marca Definir, implementar e ou validar estratégias específicas de mobile marketing e advertising Produzir conteúdos em diferentes formatos e linguagens Conceber conteúdos integrados para new media Desenvolver uma visão 360º para a comunicação de uma marca digital Produzir estratégias e conteúdos de acordo com a legislação vigente Intervir de acordo com as necessidades do mercado nacional e tendências do mercado empresarial global Elaborar reports de avaliação da campanha enquanto base de futuras ações de melhoria Integrar e produzir em equipas profissionais multidisciplinares, conjugando as áreas do marketing, design e multimédia

Comunicação e Media

Licenciatura

O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias. O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos: Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media; Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação; Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento; Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação); Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais); Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios; Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos; Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área; Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas; Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais; Analisar processos e contextos de receção de produtos de media; Desenvolver competências de investigação na área da comunicação; Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.

Desporto e Bem-Estar

Licenciatura

Proporcionar conhecimentos e competências operacionais nas áreas-chave do domínio das atividades físicas e desportivas, destinadas a todos os escalões etários e aos diversos enquadramentos/dimensões em que estas atividades são ministradas, como base para a qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos e das populações.

Educação Básica

Licenciatura

O curso de Educação Básica visa proporcionar conhecimentos e competências teóricas, práticas e metodológicas nas áreas de docência do ensino básico, de forma a promover o saber e a motivação dos profissionais, dinamizando o seu próprio desenvolvimento em trabalho em projetos empreendedores e inovadores, ligados às áreas da docência e às ciências da educação.O plano curricular e as experiências de formação que estruturam o curso permitirão ao estudante: Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal e social; Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo na resolução de problemas encontrados em contextos diversificados; Mobilizar conhecimentos, capacidades e atitudes, em contextos diversificados, na construção de novos saberes científicos, culturais e tecnológicos; Mobilizar diversas linguagens para expressar e comunicar a sua relação com a realidade em contextos diversificados; Participar de forma crítica e construtiva em projetos de investigação desenvolvidos em contexto escolar e/ou não escolar, criando uma consciência do papel da escola como polo de desenvolvimento social e cultural; Desenvolver metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a múltiplos contextos; Desenvolver a curiosidade e o gosto intelectual pelo saber e pela investigação, como eixos do seu processo de formação.

Educação Social

Licenciatura

1. Conhecer e compreender os fundamentos académicos, científicos e praxiológicos que sustentam o campo formativo e profissional dos Educadores Sociais; 2. Analisar e compreender criticamente a natureza das teorias, metodologias e áreas de intervenção do Educador Social; 3. Conhecer e empregar estratégias e metodologias de intervenção socioeducativa junto de populações vulneráveis e culturalmente diversas no sentido do desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades; 4. Desenvolver capacidades de promoção de processos de dinamização cultural e social; 5. Desenvolver e analisar as realidades sociopolíticas, educativas e culturais em que se desenvolve a prática profissional do educador social. 6. Diagnosticar situações sociais complexas que sustentam a necessidade de desenvolvimento de ações socioeducativas 7. Adquirir conhecimentos e capacidades para conceber e desenvolver e avaliar projetos de ação socioeducativa em contextos diferenciados e para diferentes grupos de pessoas. 8. Desenvolver capacidades de decisão relativas à melhoria da sua formação e da prática profissional, com pleno respeito pelos princípios deontológicos a que se refere a Pedagogia/Educação Social, tendo como suporte os valores cívicos e os Direitos Humanos. 9. Compreender a dinâmica da Educação Social a trajetória de configuração do seu campo de identidade profissional. 10. Desenvolver uma atitude crítica e promover o desenvolvimento de práticas socioeducativas informadas pela multidisciplinaridade da Educação Social.

Intervenção em Espaços Educativos

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional de Intervenção em Espaços Educativos visa a formação de profissionais aptos para planear, conceber e desenvolver atividades promotoras do desenvolvimento educacional e pessoal de crianças e jovens, integrando conhecimentos teóricos e práticos no apoio ao funcionamento de instituições e espaços educativos de natureza diversa – creches, jardins-de-infância e escolas; centros de ocupação de tempos livres; serviços educativos de centros culturais, museus e bibliotecas e outras respostas sociais dirigidas a diferentes públicos – promovendo a sua avaliação, integração e complementaridade. Atividades Principais Intervir em ações promotoras do desenvolvimento educacional de diferentes públicos e em contextos diversificados Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças e jovens Preparar, gerir e inventariar recursos de apoio à intervenção pedagógica Planificar e dinamizar atividades de tempos livres Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção Acompanhar crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano da instituição Integrar equipas de profissionais que intervêm em instituições e espaços educativos, colaborando na planificação, no desenvolvimento e na avaliação de atividades e de projetos Registar e organizar dados que caraterizem situações observadas no espaço educativo Planear e desenvolver atividades promotoras da saúde, da segurança e do bem-estar Promover e dinamizar atividades intergeracionais Implementar procedimentos de qualidade e de avaliação dos espaços educativos Conceber e aplicar soluções criativas na resolução de problemáticas que ocorrem nos espaços educativos

Intervenção Social e Comunitária

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Social e Comunitária visa formar profissionais que deverão estar capacitados para intervir nas mais diversas áreas do trabalho social, contribuindo para o desenvolvimento comunitário, estando habilitados para agir e trabalhar com públicos diversificados nos mais variados contextos. Atividades Principais Intervir socialmente com crianças Intervir socialmente com jovens Intervir socialmente com Idosos Intervir com grupos socialmente excluídos Intervir de forma intergeracional Intervir na área da educação para a saúde Intervir em contexto familiar e escolar Intervir com migrantes e minorias étnicas Intervir em grupos de risco Mediar Interculturalmente Intervir para o desenvolvimento comunitário

Intervenção Sociocultural e Desportiva

CTSP / TeSP

O Curso de Técnico Superior de Intervenção Sociocultural e Desportiva pretende formar profissionais habilitados na área da intervenção sociocultural e desportiva, capazes de gerir, conceber, dinamizar e implementar projetos e atividades de caráter social, cultural, recreativo e desportivo, direcionados para diferentes públicos – crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência – com recurso a ferramentas tecnológicas, artísticas e desportivas e destinados a promover e estimular a integração social, o desenvolvimento cultural e a adoção de estilos de vida saudáveis. Atividades Principais Intervir em instituições culturais, recreativas e desportivas no acompanhamento de atividades com diferentes públicos Conceber, dinamizar e gerir com autonomia projetos e atividades de âmbito sociocultural de natureza artística e desportiva Intervir com técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas Intervir com técnicas e metodologias que envolvam a atividade física e desportiva Promover a interação entre diferentes gerações, origens geográficas e culturais Conceber, organizar e divulgar atividades artísticas e desportivas com instituições e  comunidades locais visando a solução criativa de problemas Gerir e supervisionar o desempenho individual de terceiros ou equipas de trabalho em contextos estáveis e estruturados Gerir a criação e desenvolvimento de redes e parcerias entre equipas de profissionais de diferentes instituições Intervir no registo e organização de dados advindos da observação e intervenção nos diferentes contextos Supervisionar projetos de intervenção e propor melhoria de práticas

Língua Portuguesa Aplicada

Licenciatura

A licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada tem por objeto de estudo a língua portuguesa, na sua unidade e diversidade policêntrica, bem como as literaturas e as culturas que, embora geograficamente dispersas, se exprimem em português.No final do ciclo de estudos, o aluno deverá: Conhecer aspetos das culturas portuguesa, lusófona e europeia Adotar critérios de correção, clareza e adequação no uso da língua portuguesa, tanto no domínio da oralidade como no da escrita Ativar competências comunicativas, na oralidade e na escrita, segundo estratégias fundadas teórica e metodologicamente, na produção e apresentação do seu trabalho e na receção e compreensão das produções dos outros intervenientes na comunicação Analisar produções em português, na perspetiva da sua descrição quanto às propriedades linguísticas e quanto à sua adequação pragmática

Música Digital

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Música Digital visa formar profissionais capazes de planear, gerir, executar e avaliar estratégias e práticas musicais e, garantir a concretização de soluções articuladas, capazes de potenciar a performance através de dispositivos digitais. A sua proposta de criação na cidade de Leiria, surge no seguimento de designação de Leiria como Cidade Criativa na área da Música, pela UNESCO em 2019. As mudanças tecnológicas, industriais, culturais, económicas e sociais registadas nos últimos anos têm influenciado os hábitos de receção, produção e criação musicais. O TeSP em Música Digital pretende dar resposta à necessidade crescente de qualificação dos profissionais no mercado de trabalho, tendo em vista a competência, as dinâmicas e tendências do mercado da música, numa visão integrada da gestão de projetos. O domínio do curso deverá proporcionar aos estudantes aprendizagens que lhes permitam planear, gerir, executar e avaliar estratégias e práticas musicais, num posicionamento atento às dinâmicas do mercado musical, identificando oportunidades criação, interpretar e produção musicais.

Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial

CTSP / TeSP

O curso Técnico Superior Profissional em Práticas Administrativas e Comunicação Empresarial visa formar profissionais com competências para planear, gerir e executar atividades administrativas, de assessoria e de apoio técnico em secretariado e comunicação, em instituições públicas ou em empresas privadas, com ou sem fins lucrativos, vocacionadas para os mercados nacionais e internacionais, e gerir de forma autónoma o fluxo de trabalho inerente ao funcionamento dos serviços dessas entidades, com recurso a conhecimentos específicos na área do secretariado, comunicação empresarial, marketing, contabilidade e apoio jurídico. Atividades Principais Planear, gerir e executar atividades administrativas, de assessoria e de apoio técnico em secretariado e comunicação, aos órgãos de direção e gestão da entidade pública ou privada em que preste serviço Gerir de forma autónoma o fluxo de trabalho inerente ao funcionamento dos serviços administrativos Organizar e gerir a agenda do serviço e ou a carteira de clientes Gerir a comunicação interna da entidade, nomeadamente para a promoção do desempenho dos colaboradores Intervir na planificação e implementação da política de comunicação externa da entidade, nomeadamente a comunicação institucional e de marketing, enquanto política de desenvolvimento estratégico Prestar apoio na área comercial da entidade, nomeadamente na gestão de clientes e atendimento ao público Executar e apoiar atividades na área financeira da entidade, nomeadamente ao nível das obrigações fiscais e contabilísticas Gerir, com recurso aos métodos e tecnologias mais adequados, todo o processo de recolha e atualização de legislação, jurisprudência e doutrina, e a redação de algumas minutas contratuais Colaborar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, propor e implementar medidas visando a melhoria dessa qualidade, regendo-se pelo código de ética Participar na definição e implementação de planos de manutenção e organização do espaço, do arquivo e dos equipamentos

Relações Humanas e Comunicação Organizacional

Licenciatura

Objetivos Formar profissionais aptos a desenvolver uma intervenção estratégica nos processos relacionais e comunicacionais das organizações, habilitando-os ao exercício de uma ampla gama de funções, no âmbito da humanização e da comunicação interna e externa.

Serviço Social

Licenciatura

Formar profissionais com capacidade para atuarem ao nível das realidades e problemas sociais mais prementes, desenvolvendo um papel preventivo ou terapêutico, tendo como universo privilegiado o indivíduo/grupo de risco. Desempenho da profissão em todas as suas vertentes, designadamente na saúde, educação, justiça, proteção a crianças e jovens, autarquias, segurança social, habitação, emprego e formação. Os objectivos gerais definidos para este ciclo de estudos são: Compreender fenómenos sociais; Intervir ao nível dos indivíduos, grupos e comunidades no âmbito da prevenção, tratamento e reinserção; Intervir ao nível dos grupos mais desfavorecidos; Desempenhar a profissão de Assistente Social em todas as suas vertentes; Desenvolver uma consciência responsável, reflexiva e crítica na construção da sua identidade pessoal e social; Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo na resolução de problemas em contextos diversificados; Mobilizar conhecimentos, capacidades e atitudes na construção de novos saberes científicos, culturais e tecnológicos; Mobilizar diversas linguagens para expressar e comunicar a sua relação em diferentes realidades; Participar em projetos de investigação, entendendo a escola como polo de desenvolvimento social e cultural; Desenvolver metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a múltiplos contextos; Desenvolver a curiosidade e o gosto intelectual pelo saber e pela investigação.

Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português

Formar tradutores e intérpretes com domínio adequado da língua portuguesa/chinesa para traduzir e interpretar de e para português/chinês, capazes de dominar aspetos da natureza e funcionamento de ambas as culturas e sociedades.