O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) emitiu um comunicado na tarde desta quinta-feira, 16, alertando para o perigo “muito elevado” de incêndio rural em Leiria.
A autoridade lembra que, com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, condições favoráveis a focos de incêndio. A humidade relativa do ar abaixo de 10% e o vento fraco a moderado colocam o risco de incêndio num nível “muito elevado”, sublinha a organização.
Entre as medidas preventivas anunciadas, o SMPC de Leiria enfatiza que não é permitido:
– Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
O SMPC Leiria recomenda ainda “a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias”.
Miguel José disse:
O problema não são as temperaturas pois até de inverno em Portugal metem fogos. O problema é que os fogos em Portugal se tornaram uma estratégia empresarial rentável. A justiça consente, nada acontece aos envolvidos na preparação dos fogos. Este ano vai ser um ano forte em fogos para acabar com o que ainda resta !