Uma região que vive de desporto
Cincomaisum AC joga à procura do melhor resultado internacional este domingo
A equipa leiriense de andebol de praia Cincomaisum AC não conseguiu ser superior à Escola de Formação de Espinho – Os Tigres, no jogo dos quartos de final da liga dos campeões da modalidade, e sofreu uma derrota por 2-0 (24-18 e 27-20), esta manhã. Com este resultado, os leirienses, que estão a viver a primeira experiência internacional, foram relegados para a luta entre o 5º e o 8º lugar. Esta tarde, a Cincomaisum AC conseguiu levar o jogo até shoot-out mas voltou a perder, desta vez por 1-2 (15-18, 21-18 e 0-4) com o BHC Sand Devils. O último jogo da competição para a equipa da região de Leiria está agendado para amanhã, domingo, dia 10, com a formação Beachmopeten, que também perdeu esta tarde. Em causa estará o 7º e o 8º lugar. Miguel Bernardes, da Cincomaisum AC, é o 5º melhor marcador da competição masculina, com 77 pontos.
Politécnico de Leiria distingue os melhores estudantes-atletas na Gala do Desporto
Candidatura à Bandeira da Ética do PNED decorre até dezembro
Patrocínios
Patrocínios
Artigos
Cincomaisum AC apurada para quartos de final da Liga dos Campeões de andebol de praia
A equipa leirense de andebol de praia Cincomaisum AC segue em frente na EHF Beach Handball Champions Cup, que está a decorrer até domingo, na Sicília (Itália), até domingo, depois de se ter terminado a fase de grupos como um dos melhores terceiros. Com uma vitória e uma derrota, a Cincomaisum AC entrou na última jornada fase de grupos na terceira posição e após ter perdido por 2-0 com os polacos do BHT Petra Plock, mais tarde, venceu os húngaros do Fervas BHC, também por 2-0, conseguindo o acesso à próxima eliminatória. A oportunidade de participar na competição internacional surgiu quando a época já estava dada como encerrada. No entanto, o terceiro lugar no Portugal Beach Handball Tour 2021, posição que repetiu na fase final do Circuito Nacional de andebol de praia, valeu à equipa um lugar entre os melhores do país. A Federação Europeia de Andebol abriu mais uma vaga para a maior competição europeia de clubes para uma equipa nacional, devido à não realização de competições de andebol de praia, em outros países europeus, muito por causa da pandemia, o que possibilitou que mais atletas nacionais ganhassem acesso à prova. Para os Cincomaisum AC, equipa formada em 2010, por um grupo de amigos leirienses que jogava andebol (de pavilhão) no AC Sismaria, era agora tempo de começar a preparar o malote para a nova época desportiva mas indoor. Até porque a maioria destes amigos continua a jogar, mas agora distribuídos por vários clubes. Para amanhã estão agendados os quartos de final e há a particularidade da equipa leiriense encontrar uma das outras duas equipas portuguesas, em masculinos, que também estão em prova. A Cincomaisum AC vai jogar frente à Escola de Formação de Espinho – Os Tigres. Quanto ao V. Gaw tem encontro marcado com os alemães do BHC Sand Devils. Aliás, o segundo dia de competição foi bastante positivo para as equipas portuguesas, já que as cinco conseguiram garantir um lugar nos quartos de final da prova. Em femininos, amanhã, sábado, também há um confronto entre duas equipas portuguesas: GRD Leça Love Tiles vs Escola de Formação de Espinho – Os Tigres. Ou seja, qualquer que seja o desfecho dos jogos acima referidos, Portugal contará com duas equipas representadas nas meias finais da Liga dos Campeões de andebol de praia, uma feminina e outra masculina. Fotos de destaque: Uros Hocevar/kolektiff. (Atualização às 9h13 do dia 9, com correção dos resultados da equipa na fase de grupos)
Hugo Gaspar segura primeiro troféu da época
Foi preciso ir à “negra” para conhecer o vencedor da Supertaça 2021 de voleibol. O melhor desempenho valeu o troféu ao Benfica, com o triunfo por 3-2 (23-25, 25-21, 25-23, 30-32, 15-12) e a história deste jogo teve novamente como protagonista um já velho conhecido, Hugo Gaspar. O capitão do Benfica, natural de Vieira de Leiria, foi o melhor pontuador da equipa benfiquista, com 22 pontos. O melhor do jogo foi Paulo Victor Silva, do Sporting, com apenas mais um do que o oposto de 39 anos, que este ano regressou à seleção. “Foi um grande espetáculo e creio que foi dado um bom mote para o resto da época. Vai ser difícil, mas o que interessa é que o primeiro troféu é nosso”, disse Hugo Gaspar, no final do jogo.
Paulo Reis e Rui Norte nomeados para prémio Treinador do Ano
A Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal (ATAP) vai atribuir no próximo dia 16, durante a Gala ATAP, em Coimbra, os prémios de Treinador do Ano, por sector. Dois técnicos da região de Leiria voltam a estar em destaque: Rui Norte, de Caldas da Rainha, no sector da velocidade e barreiras, que é treinador da velocista Lorene Bazolo, e Paulo Reis, de Leiria, no sector dos lançamentos, que é técnico de Auriol Dongmo, no peso, entre outros lançadores nacionais. Os dois estão ainda habilitados ao Prémio Treinador do Ano, cujo vencedor será divulgado no final da entrega dos prémios por sector. Além de Rui Norte e Paulo Reis, também Vera Santos (meio-fundo, fundo e marcha), José Uva (saltos e provas combinadas) e João Amaral (atletismo adaptado) estão nomeados. No dia 17, no âmbito do II Seminário de Treino da ATAP, a decorrer em Coimbra, será ainda entregue o Prémio Professor Moniz Pereira e os prémios aos Treinadores de jovens do ano. Este é um ano de celebração para o atletismo, não só pelos muitos feitos alcançados pelos atletas e treinadores nas provas nacionais e internacionais, com destaque para as participações nos mundiais, europeus e Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas também porque a Federação Portuguesa de Atletismo comemora o seu centenário, mais concretamente a 5 de novembro. Ao longo do ano a FPA tem assinalado a efeméride com conferências e workshops, eventos competitivos, como foi o caso da Corrida do Centenário, e encerrará as celebrações a 5 do próximo mês com uma Gala do Atletismo.