Quedas de ávores, quedas de estruturas diversas e inundações foram as principais ocorrências registadas pelos serviços de Proteção Civil do distrito desde as 12 horas, de ontem, sexta-feira.
Segundo informação do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, os bombeiros foram chamados a intervir em 147 ocorrências, estando ainda no terreno a cortar e remover árvores e limpar vias, após a passagem do ciclone subtropical Alpha que provocou vários danos na região.
Na cidade de Leiria, ocorreram algumas inundações ao final do dia, havendo registo de alagamentos no Centro de Lançamentos de Leiria e na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria onde água e lamas invadiram o refeitório, como revelam as imagens e o vídeo partilhado ontem no Facebook.
Segundo Sandrina Milhano, diretora da ESECS, “foi um susto” para os funcionários que se encontravam ontem à noite na cantina, dada a força da enxurrada.
A responsável admite que, com a pressão das águas da encosta, algumas zonas de muro tenham cedido, tendo a água invadindo os terrenos da escola situada num plano inferior.
Funcionários e alunos presentes meteram logo mãos à obra para limpar o espaço, estando os trabalhos de limpeza a ser concluídos. Susana Milhano refere não terem sido registados danos de maior, tendo a cantina condições para funcionar. A situação será entretanto objeto de avaliação, nomeadamente para resolver o problema e “perceber melhor para onde canalizar as águas”.
Cortes de energia
A força do vento e intensidade da precipitação derrubou afetaram também a rede de energia elétrica, tendo diversas localidades ficado sem luz durante várias horas.
Durante a noite, algumas Juntas de Freguesias foram fazendo o ponto de situação e alertando a população nas suas páginas de Facebook, como sucedeu em Parceiros e Azoia, Monte Redondo e Carreira ou Arrabal, no concelho de Leiria.