O segundo comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, um militar oficial de ligação à GNR e uma operadora testaram positivo para o novo coronavírus na passada semana.
Segundo Carlos Guerra, comandante operacional distrital de operações de socorro, o plano de contingência do serviço foi acionado de imediato tendo sido contactada a Autoridade de Saúde Pública.
Toda e equipa, num total de 24 elementos, foi entretanto testada e, dos resultados apurados até ao momento, mais de metade deu negativo.
Além dos elementos infetados, e após avaliação de risco da situação, nenhum outro colaborador se encontra em isolamento profilático, adianta o responsável, referindo que “estão salvaguardadas todas as medidas de segurança” e o serviço está a decorrer normalmente.
“Estamos preparados para eventuais contingências”, acrescenta Carlos Guerra, explicando que o primeiro caso detetado foi o do militar da GNR que se encontrava contudo ausente, e não terá ligação ao caso do segundo comandante.
Relativamente a outros serviços de socorro e proteção civil do distrito, Carlos Guerra confirma a deteção de casos de infeção pontuais em corporações de bombeiros, como sucedeu na passada semana entre os voluntários de Vieira de Leiria.
O responsável confirma o registo de outros casos em Figueiró dos Vinhos e em Alvaiázere, por exemplo, referindo contudo não configurarem surtos. Em todos os casos, afirma, foram acionados os respetivos planos de contingência.