Tem 34 anos, é recordista nacional, atleta paralímpico e é agora o principal protagonista do filme “Persistência“, que conquistou o prémio de Melhor Realização em Super Curta-Metragem no festival internacional New York Film Awards, nos Estados Unidos da América.
David Grachat, nadador com ligações familiares a Porto de Mós, é atleta do GES Loures e especialista nas distâncias de 50, 100 e 400 metros livres, na categoria S9. Participou nos Jogos Paralímpicos de Londres2012 e no Rio2016 e é presença habitual em campeonatos da Europa e do Mundo.
No filme, produzido pelo Comité Paralímpico de Portugal, no enquadramento dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que se realizam no próximo ano, o nadador é o protagonista principal da história que “retrata a perseverança que os atletas de alto rendimento empenham na sua rotina de treinos diários com o objetivo de alcançarem o sucesso desportivo”, explica o CPP, em comunicado.
Além de David Grachat, também o treinador Carlos Mota participa no filme realizado por David Barros e que mereceu a distinção do festival internacional no mês de outubro.