Duas mulheres foram hoje detidas, no concelho de Caldas da Rainha, suspeitas de maltratar várias crianças numa creche. As vítimas, com idades compreendidas entre os cinco meses e cinco anos, eram sujeitas a maus-tratos físicos.
O caso foi hoje revelado pela GNR e vinha a ser investigado há 15 dias. As autoridades apuraram “que as suspeitas haviam infligido maus-tratos físicos a pelo menos sete crianças”, algumas delas ainda bebés.
As vítimas têm idades compreendidas entre os cinco meses e cinco anos, revela o comunicado da GNR, emitido esta tarde.
As duas mulheres, de 45 e 55 anos de idade, foram detidas esta sexta-feira, pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Comando Territorial de Leiria da GNR.
As suspeitas vão para além dos maus-tratos às crianças da creche. As duas mulheres terão ainda ameaçado as funcionárias da creche, visando impedir a divulgação da situação vivida na instituição.
Segundo a GNR, a duas mulheres agora detidas, “exerciam igualmente um total controlo sob as restantes funcionárias ali existentes, sob coação e ameaças, no sentido de não serem tornados públicos os maus-tratos que haviam praticado aos menores”.
As autoridades revelam ainda que os maus-tratos a que as crianças eram sujeitas “eram muitas vezes presenciados pelas colaboradoras”.
As duas suspeitas deverão ainda hoje ser presentes ao Tribunal Judicial de Leiria para aplicação de medidas de coação.