Cinco dias depois da reabertura das marcas de qualificação para os Jogos Olímpicos, na primeira prova em que participa, Auriol Dongmo, recordista nacional do lançamento do peso, garantiu o bilhete para Tóquio em 2021.
A lançadora portuguesa, que vive em Leiria e trabalha com o treinador leiriense Paulo Reis, participou hoje, domingo, no Grande Prémio do Brasil, a última prova do World Continental Tour de 2020, que se realizou em São Paulo e venceu a prova de lançamento do peso, com a marca de 18,57 metros.
A atleta do Sporting começou o concurso com a marca de 18,29 metros, desceu para os 17,99 metros na segunda tentativa e no terceiro ensaio chegou aos 18,57 metros. Fechou o concurso com 18,23 metros.
Para garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos em Tóquio no verão de 2021, a lançadora precisava de uma marca acima dos 18,50 metros.
Recorde-se que Auriol Dongmo é a detentora do recorde de Portugal, na marca dos 19,53 metros, alcançada em agosto, nos Campeonatos de Portugal. O ano de 2020 foi positivo para a atleta que por várias vezes bateu os seus melhores desempenhos, tornando-se na atleta com melhores marcas nacionais.