“Pinhal do Rei, Casas de Guarda e outros edifícios florestais”, de José Manuel Gonçalves, é o vencedor da quinta edição do Prémio Villa Portela, anunciou o município de Leiria.
O autor é investigador da história do Pinhal do Rei, também conhecido por Pinhal de Leiria, e reuniu num volume informação sobre as Casas de Guarda e outros edifícios daquela mata nacional, afetada em 2017 por um incêndio que consumiu 86% das árvores da mancha florestal localizada no concelho da Marinha Grande.
O prémio, com periodicidade bienal, tem como objetivo incentivar a criação de trabalhos em investigação sobre a história local e património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.
Inicialmente criado por Ricardo Charters d’Azevedo, antigo proprietário do ‘chalet’ Villa Portela, construído no século XIX no que é hoje o centro de Leiria, a distinção resulta atualmente de uma parceria entre o município, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e Politécnico de Leiria.
A cerimónia de entrega do Prémio Villa Portela 2020 a José Manuel Gonçalves realiza-se na quarta-feira, às 15h30, nos Paços do Concelho de Leiria. O vencedor recebe dois mil euros e a possibilidade de publicação da respetiva monografia.