A gare do ascensor, no Sítio da Nazaré, assinala a quadra de Natal com um presépio de grandes dimensões, construído por Custódio Santos.
A exposição é composta por mais de 1.200 peças, reunidas pelo autor e já se realiza há 10 anos consecutivos. Pode ser visitada diariamente, no horário de funcionamento do ascensor, até 6 de janeiro.
Até 8 de janeiro, o Centro Cultural da Nazaré apresenta “Presépios tradicionais da Nazaré”, uma mostra realizada pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.
Dos presépios em barro aos mais atuais, a exposição apresenta a evolução das formas e materiais usados na preservação desta tradição, uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém.
A representação da sede do concelho, com os três núcleos populacionais (Praia, Pederneira e Sítio) é um dos destaques da exposição, composta por mais de 150 bonecos em miniatura, vestidos com os trajes típicos, e os vários edifícios com história e património arquitetónico, como o elevador que liga a Praia ao Sítio; o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; o Forte de S. Miguel Arcanjo e as casas típicas dos pescadores. A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do Centro Cultural.
A exposição pode ser visitada no horário normal de funcionamento do Centro Cultural da Nazaré – Edifício da Antiga Lota.