É na 24ª posição da classificação geral que Ricardo Porém e Jorge Monteiro podem aproveitar descansar antes de entrar na reta fica no Dakar 2021.
A dupla da Borgward, ao comando do carro nº 334, realizou os 448 km cronometrados, entre Al Qaisumah e Há’il, em 4h53m22s, terminando na 28ª posição, com mais 55m25s do que o vencedor da jornada Carlos Sainz.
“Mais um dia concluído. Chegamos a meio deste Dakar perto do top20 da Geral, após o 28.º lugar na etapa de hoje. Dia a dia temos vindo a melhorar a nossa classificação, apesar deste não estar a ser um Dakar de acordo com o que esperávamos. Acima de tudo o carro está em boas condições e não temos comprometido em nada o Borgward para os próximos dias e isso é fundamental numa prova como o Dakar”, destaca Ricardo Porém, que passa do 26º para o 24º lugar da geral.
“Hoje, para além de não ser uma especial ao meu gosto, 365km disputados 100% em areia, também não conseguimos o setup certo para o carro para este tipo de pistas. Tivemos numa zona três furos, o que nos fez perder algum tempo, mas chegámos da etapa sem sobressaltos de maior. Amanhã temos o dia de descanso que vamos aproveitar para recarregar energias para o que ainda falta cumprir neste grande desafio”, afirmou.
Relativamente ao camião onde segue o marinhense Nuno Fojo (nº 521), no dia de hoje ainda não terminou a prova mas o veículo era, esta manhã, antes da partida, 20º classificado na geral da categoria.
Amanhã é dia de descanso no rali Dakar, cuja conclusão está prevista para 15 de janeiro.
(atualização, pelas 15h20, com declarações do piloto Ricardo Porém)