O município de Ansião quer transformar as antigas escolas primárias do concelho em unidades de alojamento low cost.
Além de um convite ao turismo, o projecto representa uma nova vida para os edifícios, desactivados no âmbito da reorganização da rede escolar. As últimas obras previstas na Carta Educativa têm início já em 2011.
Para já, a ideia de transformar escolas em quartos para turistas ainda está só no papel. Dada a conjuntura económica, a concretização do projecto depende do apoio do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).
A autarquia não considera o investimento uma prioridade, mas admite avançar já no próximo ano caso consiga financiamento.
Essencial para o município é a concretização de todas as obras previstas na Carta Educativa. O que deverá acontecer já em 2011, com a conclusão da intervenção na EB1 de Avelar e o início dos trabalhos em Chão de Couce e Pousaflores.
Depois de oito anos de trabalho e de um investimento de seis milhões de euros, “Ansião deverá ser dos primeiros municípios a concluir a Carta Educativa”, orgulha-se o presidente da Câmara, Rui Rocha.
As aulas vão passar a estar praticamente todas centradas nas sedes de freguesia, onde foram construídos centros escolares. Quando o processo estiver concluído, Rui Rocha promete reapetrechar as primeiras escolas intervencionadas, para que todas as crianças tenham acesso às mesmas tecnologias.
Sandra Mesquita Ferreira
sandra.ferreira@regiaodeleiria.pt