Os jogos de tabuleiro modernos são excelentes atividades, solitárias ou coletivas, para o confinamento. Por cá já podemos aceder aos melhores jogos, mas saber quais escolher pode ser difícil. Ficam aqui sugestões, por tipo e idade, de jogos que podem ser comprados em Portugal.
Rápidos para mais de 3 anos
“Dobble” e “Fantasma Blitz” são dois jogos de velocidade para comparação e associações de imagens e objetos. Vence quem for mais rápido a analisar o desafio que cada carta proporciona. Com adultos funcionam igualmente bem.
Cartas para mais de 5 anos
“3 Tigres”, “Millions” e “Poker de Bichos” são também jogos de cartas. Mas jogos de vazas, de bluff e de gestão de recursos. Podem ser jogados por crianças, mas os adultos vão querer repetir porque vão associar aos jogos de cartas mais tradicionais.
Planear para mais de 6 anos
“Splendor”, “Café”, “É um Mundo Maravilhoso”, “Rossio”, “Coatl” e “Century: Rota das Especiarias” são relativamente simples, mas que proporcionam aos jogadores decisões de gestão e planeamento. Embora as crianças possam ter dificuldade a planear a longo prazo, aqui podem treinar e jogar para objetivos mais imediatos. As crianças vão progredir rapidamente através de múltiplas jogadas, uma vez que são jogos para jogar em menos de uma hora.
Começar a lidar com complexidade para mais de 10 anos
“Agricola”, “Wingspan”, “Coimbra”, “Ilha dos Gatos” são jogos que proporcionam outros desafios e possibilidades estratégicas para os jogadores. Exigem mais tempo e disposição para tentar dominar o sistema de jogo. Podem ser excelentes desafios coletivos, alguns em que as crianças de mais idade já podem já começar a participar. Ao jogarem múltiplas vezes vão sentir que progrediram e conseguiram construir mais coisas.
Para jogar em modo solitário
Dos jogos que referidos, alguns deles podem ser jogados em modo solitário. O “Agricola”, “Wingspan”, “Café”, “Rossio”, “Coatl”, “É um Mundo Maravilhoso” e “Ilha dos Gatos” proporcionam esta experiência, tornando-os ainda mais adaptáveis e capazes de nos ajudar a superar o confinamento, quer tenhamos companhia para os jogar ou não. Jogar a solo é também uma forma de explorar e aprender a jogar o próprio jogo para depois poder ensinar aos outros.
Mais informações e sugestões
Consulte o canal Youtube.com/c/jogosnotabuleiro. Semanalmente há novas sugestões na newsletter de fim de semana do REGIÃO DE LEIRIA.
Micael Sousa