Pelo quarto dia consecutivo, o número de recuperações confirmadas na região de Leiria é superior ao número de novos contágios. Nas últimas 24 horas, há mais 512 doentes que superaram a doença e foram identificados 179 novos casos positivos.
No entanto, o número de óbitos não acompanha esta diminuição e esta quinta-feira há 20 mortes a lamentar em 10 concelhos da região (distrito de Leiria e concelho de Ourém).
Em Caldas da Rainha, o município divulga que, nos últimos três dias, faleceram mais sete pessoas no concelho, o que eleva para 103 o total de mortes no município desde o início da pandemia. Apenas Leiria tem, na região, mais de uma centena de óbitos registados.
No Bombarral faleceram três pessoas, tal como em Óbidos. Das três vítimas mortais a lamentar duas são utentes de dois lares de idosos do concelho onde se registaram surtos nas últimas semanas: Lar da Misericórdia de Óbidos e Lar Palácio d’el Rei, intituição onde já tinham falecido outros idosos.
Há ainda sete vítimas a lamentar nos concelhos de Alcobaça, Ansião, Peniche, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós.
Jorge Vala, presidente da Câmara de Porto de Mós, destaca, na última atualização partilhada pelo município, as recuperações mas recorda que desde o início do ano já 16 habitantes do concelho perderam a vida, com causas relacionadas com a infeção.
“Felizmente os casos ativos continuam a baixar no nosso concelho e nestes últimos dias têm sido comunicados mais recuperados do que novos casos, no entanto continuamos preocupados porque o vírus não desapareceu e infelizmente o número de mortos não para de aumentar; desde o início do ano são já 16 os munícipes que perderam a vida vitimas deste vírus”, escreveu no Facebook do Município de Porto de Mós.
O número de novos casos continua a diminuir. Esta quinta-feira são contabilizados, pelas autoridades de saúde e municípios, mais 179 casos de infeção, em 13 concelhos da região.
Leiria apresenta o valor mais elevado (44), seguido de Caldas da Rainha (31), Alcobaça (24) e Peniche (23). Há também novos resultados positivos nos concelhos de Marinha Grande (13), Bombarral (10), Pombal (9), Óbidos (8), Batalha (6), Ourém (4), Porto de Mós (3), Ansião (2) e Nazaré (2).
Esta quinta-feira, as recuperações, 512, voltam a ser superiores aos novos casos, o que permite reduzir o total de casos ativos para 4.799. Desde 20 de janeiro que o número de casos ativos da região se encontrava acima dos 5.000 indivíduos.
Com mais de uma centena de recuperações, 104 mais precisamente, o concelho de Leiria reduz consideravelmente o número de doentes ativos. Ansião também apresenta uma diminuição significativa com mais 91 recuperados.
São atualizados ainda os dados das recuperações nos concelhos de Alcobaça (63), Pombal (48), Peniche (40), Marinha Grande (33), Caldas da Rainha (32), Nazaré (30), Ourém (26), Porto de Mós (21), Batalha (11), Óbidos (9) e Bombarral (4).
Os dados referem-se aos 16 concelhos do distrito de Leiria e ao concelho de Ourém que, apesar de pertencer ao distrito de Santarém, mantém com Leiria grande proximidade e tem o Hospital de Santo André como hospital de referência.
Portugal tem mais 167 vítimas mortais
Portugal registou hoje 167 mortes relacionadas com a Covid-19 e 3.480 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Estão internadas em Portugal 5.570 pessoas com a doença, menos 259 do que ontem, quarta-feira, das quais 836 em unidades de cuidados intensivos, menos 17.
Até ao momento Portugal contabilizou 14.885 óbitos, 778.369 casos de infeção, e 645.122 recuperações, 8.263 das quais desde ontem.
De acordo com o boletim diário da DGS, há hoje 118.362 casos ativos de infeção a nível nacional (menos 4.950 do que ontem).
(atualização às 15h10, com divulgação dos dados nacionais)