O projeto da primeira fase da requalificação da principal estrada da Cruz da Areia, que prevê um investimento de 1,34 milhões de euros e uma duração inferior a um ano, foi aprovado esta quarta-feira, dia 17, na reunião doe executivo municipal de Leiria.
Nesta fase, a obra na rua D. José Correia Alves da Silva será executada no troço entre o viaduto da A8 e a rua Jaime Cabral Azevedo, artéria adjacente ao Regimento de Artilharia 4.
“O objetivo é o reordenamento do espaço público, com requalificação do ambiente urbano, o aumento da segurança rodoviária e a sua relação com o peão, e a implementação de soluções de acalmia de tráfego”, explica o município.
Pretende-se ainda “aumentar os passeios, reordenar o estacionamento público e as zonas de cargas e descargas, bem como executar medidas relacionadas com as situações de mobilidade reduzida”.
Os trabalhos incluem a requalificação das infraestruturas subterrâneas (águas, comunicações, eletricidade e gás), a instalação de ilhas ecológicas e de passadeiras desniveladas, de cor contrastante com pavimento tátil no passeio e sinalização LED com sensor de presença de peões.
O projeto, com um “custo estimado em 1,34 milhões de euros e uma duração prevista de 340 dias”, será agora submetido a concurso público, não existindo previsão para data de início da obra.