O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, dispõe a partir de hoje de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
As ambulâncias SIV do INEM “são tripuladas por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar e têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados de SIV, como manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida (SAV)”, explica o INEM em comunicado.
Além do equipamento que habitualmente integra as ambulâncias, esta viatura está ainda equipada “com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, que permitem intervenções diferenciadas através da aplicação de protocolos médicos de atuação”. Oferece ainda condições para transmitir “eletrocardiogramas e sinais vitais, permitindo assim que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a unidade hospitalar mais adequada”.
Na mesma nota enviada aos órgãos de informação, o INEM refere que “com esta nova Ambulância SIV, Portugal Continental passa a contar com 42 meios de emergência pré-hospitalar desta tipologia”.
O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira integra o Centro Hospitalar de Leiria de que também fazem parte o Hospital de Santo André e o Hospital Distrital de Pombal.