Crianças e jovens dos 10 aos 16 anos vão ser desafiados a construir e programar um braço robótico, no âmbito de uma formação online que arranca em maio e se vai prolongar por oito semanas, anunciou hoje o Parque Tecnológico de Óbidos.
A academia deCode – Academia de Programação e Robótica, um projeto do Óbidos Parque, regressa em maio com o Robot Bootcamp.
Trata-se uma ação que vai decorrer online e “assumirá um conceito de formação/workshop para desenvolvimento de competências por orientação e autoaprendizagem”, adianta o comunicado divulgado pelo Parque Tecnológico de Óbidos.
Esta formação é destinada a crianças e jovens dos 10 aos 16 anos, terá a duração de oito semanas (uma sessão por semana). Os participantes “terão como desafio construir e programar um braço robótico, cujas componentes – físicas e eletrónicas – vão receber, aquando do arranque da ação, num kit preparado para o efeito”, refere a mesma nota.
“Este novo modelo de bootcamp é uma aposta na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática. É a oportunidade dos nossos alunos aprenderem as bases da eletrónica, escreverem código e conseguirem ter o seu primeiro robô, construído em casa. É uma atividade que surge da necessidade de se conseguir materializar os conteúdos adquiridos, acompanhando a infinita capacidade criativa dos nossos alunos”, explica André Duque, coordenador do projeto, citado na nota de imprensa.
“A academia deCode é a nossa resposta ao compromisso social que assumimos de formação em áreas para as quais o ensino tradicional não tem resposta ou necessita de reforço. A aposta na Robótica é uma inovação face a outras ofertas existentes, mais centradas na Programação. Queremos que todas as crianças tenham acesso a este bootcamp, principalmente as mais carenciadas. Basta que o sinalizem e nós temos a solução”, acrescenta Miguel Silvestre, diretor executivo do Óbidos Parque.
O projeto deCode – Academia de Programação e Robótica foi lançado em 2015, com o objetivo de proporcionar formação em linguagens de programação, valorizando os currículos de crianças e jovens em idade escolar numa área crucial para o seu futuro profissional.
As inscrições já estão a decorrer e poderão ser feitas através do número 262 955 700, ou do endereço obitec@cm-obidos.pt.