A Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV) anunciaram hoje um pré-aviso de greve dos trabalhadores da empresa Gallo Vidro, na Marinha Grande, para dias 28 e 29 deste mês.
Em comunicado, o sindicato adianta que “os trabalhadores da empresa Gallo Vidro, tal como em anos anteriores apresentaram a proposta reivindicativa para 2021”, referindo que aguardaram por uma “contraproposta” por parte da administração, “o que não aconteceu”.
Segundo o STIV, apenas se realizou uma reunião negocial com a empresa, tendo sido rejeitada a negociação de “qualquer ponto da referida proposta, comunicando a sua posição de aumento salarial, unilateral, de 0,5%, afirmando que é a decisão do Grupo Vidrala”.
Em plenário, adianta, foi decido emitir um pré-aviso de greve a iniciar dia 28 às 13 horas e a terminar pelas 21 horas do dia seguinte.
Recorde-se que está já em curso uma greve na vidreira Santos Barosa, também do Grupo Vidrala, na Marinha Grande, por aumentos salariais de 3,5% e outras reivindicações. A paralisação decorre até amanhã.
Esta terça-feira, PCP e Bloco de Esquerda emitiram comunicados a solidarizar-se com os trabalhadores em greve. Responsáveis dos dois partidos estiveram no local.
O REGIÃO DE LEIRIA já solicitou ao Grupo Vidrala um comentário ao pré-aviso de greve.